6 BENEFÍCIOS DO CONTROLE DE QUALIDADE EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
O setor de imaginologia tem um papel de extrema importância, pois oferece imagens que auxiliam o diagnóstico do médico solicitante. Portanto, os equipamentos usados no setor devem estar em perfeitas condições de trabalho. O controle de qualidade em ressonância magnética garante a precisão das imagens e a segurança dos pacientes e de toda a equipe envolvida.
No post a seguir, você conhecerá os benefícios que o controle de qualidade promove em sua empresa. Então, boa leitura!
Entenda o que é controle da qualidade em ressonância magnética
A gestão hospitalar inclui o controle de qualidade que é o conjunto de aplicação de testes, verificação e capacitação dos funcionários para o fornecimento de imagens com alta qualidade. A rotina intensa do setor de diagnóstico por imagens colabora para o desgaste natural dos equipamentos.
O aparelho de ressonância magnética tem a capacidade de mostrar pequenas alterações no organismo. Com isso, são necessárias ações pelas quais seja possível detectar e solucionar problemas que prejudiquem o desempenho dos equipamentos.
Os cursos de aperfeiçoamento da equipe envolvida no setor é essencial para a correta utilização e armazenamento dos instrumentos usados, pois eles são bastante sensíveis a impactos, sujeira, entre outros aspectos.
As causas dos artefatos que atrapalham as imagens obtidas na ressonância não são detectadas facilmente pelo operador do equipamento. São necessários conhecimentos físicos e de funcionamento pleno do aparelho. Por isso, é cada vez mais comum a contratação de empresas com profissionais com tais especificações.
Saiba quais são os testes realizados
Os ensaios realizados no equipamento de ressonância atestam que o aparelho encontra-se em perfeitas condições de uso. Por essa razão, são tomadas as seguintes medidas:
- Distorção geométrica;
- Resolução espacial de alto contraste;
- Espessura de corte;
- Posição do corte;
- Uniformidade da imagem;
- Percentual de artefato fantasma;
- Detecção de objetos de baixo contraste;
- Cursos de aperfeiçoamento dos funcionários.
Conheça os benefícios dessa prática
Quando os testes são aplicados de forma regular, os seguintes benefícios poderão ser observados:
1. Precisão nos resultados
É indiscutível que quando alguns artefatos surgem nas imagens, podem existir erros nos laudos emitidos pelo setor. Dessa forma, acontecem os resultados falsos positivos e negativos.
Mas, quando é implantada a garantia da qualidade na clínica ou hospital, os equipamentos estarão em perfeitas condições. Isso impede a falha dos diagnósticos disponibilizados. E a sua empresa torna-se referência no mercado com relação à perfeição das imagens.
2. Redução a repetição de exames
Durante a realização do exame, as alterações inerentes ao aparelho por vezes não são observadas. Elas somente são vistas no momento em que o médico radiologista faz o laudo. Então, esse profissional convoca novamente o paciente para uma nova tomada do estudo.
Os testes de controle da qualidade em ressonância magnética reduzem drasticamente as repetições com tal justificativa. Portanto, a vida útil do aparelho aumentará, os pacientes não voltarão para repetir exames e a agenda de marcação operará com fluidez.
3. Diminuição dos custos
A manutenção corretiva dos equipamentos é bastante onerosa e acontece quando o aparelho está inoperante ou com sua função muito prejudicada.
Contudo, a aplicação dos testes de controle de qualidade de forma regular diminui os gastos com a compra de peças de forma emergencial, honorários de técnicos em caráter de urgência e o valor perdido devido ao não atendimento dos pacientes durante a manutenção.
4. Agilidade de realização dos exames
As sequências realizadas em ressonância magnética em geral são demoradas. Um exame completo dura em média 20 minutos. Se o operador do equipamento ficar repetindo estudos para tentar diminuir os artefatos causados pelo aparelho, esse tempo pode aumentar para 30 ou 40 minutos.
No entanto, com a implantação do controle de qualidade no setor, o tempo de aquisição das imagens é reduzido. A duração total do exame será menor. Dessa forma, a quantidade de pacientes marcados será elevada sem prejudicar a fluidez da agenda.
5. Reconhecimento da qualidade pelos profissionais da saúde
Quando o médico solicita um exame de ressonância, ele confia plenamente no laudo. Se esse profissional descobre que o resultado não é verídico, ele provavelmente não confiará nos próximos exames.
Porém, quando o controle de qualidade é implementado, as imagens e laudos serão fornecidos com excelência. Por causa disso, o médico solicitante indicará sua empresa para os colegas de profissão, visto que tem plena confiança no serviço realizado.
Além disso, esses especialistas da saúde vão indicar seu estabelecimento para os pacientes. A clínica ou hospital ganhará credibilidade e reconhecimento perante a comunidade da saúde tornando-se referência no mercado.
6. Satisfação do cliente
Muitos pacientes têm certo receio de se submeter à ressonância magnética devido ao barulho alto emitido pelo equipamento e também pelo tubo onde ficarão imóveis durante a realização do exame.
Mas, com uma equipe alinhada em relação à explicação do procedimento para o paciente e as corretas instruções, ele ficará mais seguro.
Isso é possível com constante aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos. A pessoa que vai se entregar ao exame geralmente está mais vulnerável e requer um atendimento humanizado e também seguro profissionalmente.
E sabemos que um cliente satisfeito sempre volta ao seu estabelecimento e o indica para outros possíveis clientes.
Aprenda como implementar essa ação
Diferente dos equipamentos que emitem radiação ionizante, não existe uma legislação brasileira específica que exija testes nos equipamentos de ressonância magnética. Porém, a recomendação do Colégio Americano de Radiologia é que essas ações sejam realizadas regularmente.
O setor de imaginologia não tem capacidade operacional para realizar os testes. Portanto, o ideal é contratar uma empresa especializada em realizar as operações preventivas em ressonância e aplicar as ações para o controle de qualidade total.
A Radcare é uma empresa com profissionais certificados que executam o serviço com excelência. Dessa forma você pode ficar tranquilo e confiar nos procedimentos realizados. Nossa empresa garante o desenvolvimento da sua equipe de profissionais envolvidos no setor de imaginologia e sua satisfação.
Tendo em vista o conteúdo lido, verifique como está a qualidade dos exames e satisfação dos clientes do seu estabelecimento. Note que a implementação do controle de qualidade em ressonância magnética é simples e promove um retorno financeiro, empresarial e pessoal de grande importância.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre controle de qualidade em ressonância magnética, aproveite o momento para entrar em contato conosco e conhecer nossos produtos e serviços. Aguardamos você!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL