MÉDICO, VOCÊ SABE O QUE É ANATOMIA RADIOLÓGICA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE E OUTROS TERMOS DE RADIOLOGIA
A medicina — a área de saúde, como um todo — é um segmento repleto de conhecimentos aprofundados e expressões técnicas que podem causar bastante confusão, sobretudo para quem não é do ramo ou está desatualizado. Por isso, dominar os principais termos de radiologia é muito importante para esses profissionais.
É nesse sentido, inclusive, que a busca pela atualização de conhecimentos acaba sendo um diferencial para quem deseja ter sucesso, indispensável para garantir um pouco mais de segurança em suas atividades.
Então, para ajudar você com isso, veremos neste conteúdo alguns termos e conceitos importantes da radiologia, além de seus significados e contextos. Continue lendo e confira!
Área Controlada
Essa é uma expressão que deve ser dominada por qualquer profissional de radiologia, afinal, ela é diretamente ligada à sua segurança no trabalho. A área controlada é o local sujeito a regras especiais de proteção, cuja finalidade é a de controlar a exposição à radiação ionizante e prevenir a disseminação de contaminação.
Alara
Alara é uma sigla que deriva do inglês “As Low As Reasonable Achievable” — que pode ser entendido, em uma tradução livre, como “Menor Dose Razoável para Execução”. Ou seja, trata-se de um comportamento que deve ter como propósito utilizar sempre a menor dose de radiação possível para atingir o objetivo proposto.
Anatomia radiológica
A anatomia radiológica é essencial para que o campo da radiologia seja útil na medicina e em outros campos da saúde. Ela se refere ao estudo das estruturas anatômicas do corpo humano por meio das imagens proporcionadas por raio-X, TC, Ressonância Magnética e demais exames de diagnóstico de imagem.
Dosímetro
O dosímetro é o equipamento utilizado para fazer a medição da dose de radiação ionizante equivalente à qual o indivíduo foi exposto. Ele deve ser utilizado como um dispositivo de segurança, tanto para os profissionais quanto para os estagiários que atuam no setor.
Gadolínio
O exame de Ressonância Magnética é um dos mais utilizados atualmente e tem um papel fundamental no diagnóstico de diversos tipos de patologias. Em certos casos, é necessário utilizar uma substância, conhecida como contraste, para melhorar a qualidade da imagem — e o gadolínio é justamente um desses contrastes mais importante.
Imaginologia
A Imaginologia, anteriormente conhecida como radiologia, nada mais é do que o conjunto de métodos que utiliza exames de imagem (radiografias, ressonância, tomografia, densitometria etc.) como um meio para se chegar ao diagnóstico.
Medicina nuclear
A medicina nuclear é uma especialidade da medicina que utiliza materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica, sempre na mínima quantidade possível e por meio de técnicas que fazem o seu uso ser bastante seguro.
No medicina nuclear diagnóstica, os radiofármacos são introduzidos no corpo do paciente por ingestão, inalação ou injeção. Estes radiofármacos emitem radiação suficiente para atravessar o corpo do paciente e chegar a um equipamento de diagnóstico. Já na medicina nuclear terapêutica, os radiofármacos utilizados possuem uma atividade maior e são usados para tratar algum órgão específico.
Sulfato de bário
O sulfato de bário é um dos principais tipos de contraste utilizados atualmente para a obtenção de imagens mais nítidas em algumas técnicas de exame. Antes de utilizá-lo, é muito importante indagar ao paciente sobre eventuais reações alérgicas que ele já tenha sofrido — embora raras, elas podem ser graves.
Enfim, esses são apenas alguns dos principais termos de radiologia. Como vimos, uns são antigos e de uso amplo, enquanto outros têm uma aplicação mais específica e recente. Justamente por isso, é essencial que os profissionais da área se mantenham sempre atualizados, para não perderem relevância no mercado.
Então, gostou deste conteúdo? Aproveite agora para compartilhá-lo nas suas redes sociais!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL