LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO: ENTENDA QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS
É importante que os médicos radiologistas tomem uma série de cuidados em relação aos serviços de radiologia. Para isso, deve ser realizado o que chamamos de levantamento radiométrico.
Esse termo consiste na utilização de um simulador que verifica o espalhamento da radiação em uma sala e os impactos que ela pode causar nos pacientes e nos profissionais que se encontram no local. É usada uma câmara de ionização, que faz as medições da dose.
Mas afinal, como fazer um levantamento radiométrico? Para que você saiba mais sobre o assunto, listamos uma série de itens que precisam ser levados em consideração. Acompanhe a seguir!
Contrate uma empresa para fazer o levantamento radiométrico
É de responsabilidade dos médicos gestores fazer o levantamento radiométrico nas clínicas e hospitais. Por isso, recomenda-se que os gestores desses estabelecimentos contratem uma empresa que preste o serviço.
A RadCare é uma das corporações especialistas em proteção radiográfica e em física médica. No mercado desde 2009, a organização conta com profissionais qualificados e os equipamentos necessários para fazer o levantamento radiométrico na sua clínica ou consultório.
Utilize todos os equipamentos
No levantamento radiométrico, o ideal é elaborar um inventário de todos os equipamentos de radiação que são empregados na clínica ou hospital. Isso é relevante para que nenhum deles deixe de ser testado, verificando constantemente os níveis de radiação.
Também devem ser analisados os prazos de vencimento dos produtos usados e se as manutenções preventivas dos aparelhos estão sendo promovidas conforme previsto.
Respeite o tempo de trabalho
O tempo de trabalho proposto pela empresa contratada exige respeito. Somente assim passa a ser possível fazer o levantamento radiométrico de forma completa, garantindo que erros não ocorram durante o processo.
É imprescindível que os trabalhos sejam realizados corretamente e no tempo hábil, pois se trata da única maneira de assegurar que os pacientes e profissionais não serão expostos.
Faça o teste de radiação de fuga
O teste de radiação de fuga também é necessário e faz parte desse processo. Como o próprio nome sugere, esse ensaio visa verificar a fuga de radiação em torna das cúpulas de Raios X.
A ideia é que se verifique quanto de radiação é espalhada nas áreas em volta das salas de aplicação. Caso o valor seja elevado, a atitude mais indicada consiste em buscar soluções para que isso deixe de acontecer.
Apesar dos médicos não realizarem raio-X, é de sua responsabilidade supervisionar o trabalho dos técnicos em radiologia. Também é preciso garantir a proteção do ambiente, dos pacientes, acompanhantes e pessoas em geral que estiverem no local.
Verifique as representações gráficas
As salas de exame devem ter as respectivas quantidades de radiação representadas graficamente. Esses gráficos precisam ser analisados para que seja possível verificar se as quantidades estão dentro do permitido ou se extrapolam os índices máximos.
Depois de feito o levantamento radiográfico, a clínica ou hospital recebe uma cópia do certificado de calibração dos equipamentos de medida. Empresas especializadas e que contam com especialistas da área podem ajudar nesse sentido. É o caso da RadCare, como mencionamos.
Conforme observamos ao longo do artigo, o levantamento radiométrico é fundamental para otimizar o trabalho e os resultados de médicos radiologistas responsáveis por uma clínica. Portanto, dar a devida atenção aos passos citados figura como prática muito importante para ter sucesso na prestação do serviço e evitar contratempos.
Quer saber mais sobre o assunto e como a RadCare pode ajudá-lo nisso tudo? Então não deixe de entrar em contato conosco agora mesmo!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL