SAIBA AGORA COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DE EQUIPAMENTOS DE RADIOLOGIA
Se você é médico ou dentista e faz a gestão de uma clínica de saúde, deve saber sobre como é importante aumentar a vida útil de equipamentos utilizados para a realização de exames, não é mesmo? Isso porque, dessa forma, diminuem-se os gastos com a substituição dos itens por outros.
Na área da radiologia, por exemplo, existem itens como os cones e cilindros, o espessômetro, o colimador luminoso e limitador de campo, o porta aventais, os óculos plumbíferos, entre outros. Eles são caros e é por isso que buscar meios para prolongar o seu uso é tão relevante.
A seguir, vamos apresentar dicas para que você possa aumentar a vida útil de equipamentos de radiologia. Além disso, explicaremos como ocorre a depreciação desses aparelhos. Continue a leitura!
Quais são as melhores práticas para aumentar a vida útil de equipamentos?
Para aumentar a vida útil de equipamentos de radiologia, algumas boas práticas podem ser executadas. Conheça, a seguir, algumas delas.
Manuseie corretamente o equipamento
Devem ser tomados cuidados para que todos na clínica manuseiem os equipamentos corretamente, para que o mau uso não gere problemas. É importante que os radiologistas da clínica acompanhem todo esse processo, uma vez que são eles quem têm conhecimento sobre as formas de uso e possíveis falhas que os aparelhos possam vir a apresentar.
Utilize a tecnologia
A tecnologia pode ajudar a identificar problemas nos equipamentos de radiologia, bem como indicar os momentos em que a realização preventiva precisa ser realizada. Existem softwares e soluções de automação que contribuem para isso.
Os sistemas fazem a coleta de dados em tempo real, gerando relatórios e indicadores de desempenho para que você monitore o seu trabalho. A tecnologia garantirá que você consiga coletar, armazenar e analisar todos os dados dos equipamentos de forma inteligente, sabendo o momento exato em que devem ser feitas as manutenções.
Realize a manutenção preventiva regularmente
Para evitar gastos maiores e até mesmo perder os equipamentos por conta de problemas de depreciação, é indispensável que seja feita uma manutenção preventiva. Tais intervenções precisam ser realizadas regularmente, de acordo com a indicação do fabricante de cada aparelho.
Além de aumentar a vida útil de equipamentos de tecnologias, a manutenção preventiva contribui para:
- Diminuir a probabilidade de falhas nos equipamentos de radiologia;
- Retardar a degradação das máquinas;
- Evitar perdas totais dos equipamentos;
- Garantir a qualidade dos exames dos pacientes da clínica.
Tenha um histórico de manutenções
Depois de fazer a manutenção preventiva, é preciso que tudo seja documentado para que se tenha um histórico das intervenções realizadas. Isso é importante para que se conheça o momento exato para repetir o processo.
A ideia é que as manutenções sejam sempre programadas com antecedência para evitar que ocorram atrasos na execução ou necessidade de reagendar exames dos pacientes por conta disso.
Fazer uma tabela completa, portanto, é uma boa solução para que se possa ter um acompanhamento dos processos. Nesse documento deve constar a data da manutenção, o que foi realizado, que peças foram substituídas, quem foi o profissional que fez o trabalho, qual radiologista acompanhou o processo etc.
Monitore as principais peças
Quando falamos em equipamentos de radiologia, as principais peças são aquelas que comprometem o funcionamento dos aparelhos de forma significativa. As peças que controlam a emissão de radiação, por exemplo, devem sempre funcionar de forma correta.
Caso se emita menos radiação do que o necessário, o exame não terá qualidade. Porém, se o desajuste for para mais, a realização do processo pode se tornar perigosa para os profissionais e pacientes.
Também são consideradas relevantes as peças que conectam os equipamentos à energia elétrica, bem como as que fazem o seu isolamento térmico e elétrico.
Considere ainda que as peças têm um tempo de vida útil, que é medida em horas ou pela quantidade de exames que são feitas. Tendo esse conhecimento,você poderá programar as trocas sem que haja falhas no equipamento ou que ele tenha que inutilizado por um período.
Identifique os danos
Se os radiologistas identificarem que um aparelho não está funcionando corretamente, é preciso fazer um diagnóstico sobre as causas que fazem com que isso aconteça. Entre os principais danos que costumam acontecer, destacamos os seguintes:
- Não realização dos procedimentos necessários para a mensuração radiológica;
- Falta de calibração dos equipamentos;
- Uso inadequado dos aparelhos;
- Desgaste das peças fundamentais;
- Falhas de energia.
Depois de ser identificada a causa dos danos, é preciso buscar ajuda especializada para cada um dos casos. Assim, deve ser contratada uma manutenção para substituir as peças que forem necessárias, por exemplo.
Como ocorre a depreciação dos equipamentos de radiologia?
A depreciação dos aparelhos de radiologia ocorre por motivos diversos. Em algumas situações, não há como aumentar a vida útil de equipamentos, uma vez que eles se tornam obsoletos. Nesses casos, convém adquirir novos itens, até mesmo para garantir o registro de imagens de qualidade e que gerem laudos que mostrem a real situação de cada paciente.
Confira, a seguir, os principais motivos que fazem com que os itens se desgastem:
Deterioração
A deterioração acontece principalmente pelo desgaste das peças dos equipamentos, por conta do uso constante. O mau uso contribui para que isso aconteça mais rapidamente e é por isso que se faz necessário ter cuidados de manutenção.
Obsolescência
Os equipamentos se tornam obsoletos quando novas tecnologias surgem e os substituem. Peças de aparelhos mais antigos deixam de ser fabricadas e não se torna mais viável continuar utilizando os equipamentos.
Perda de utilidade
Caso a clínica deixe de realizar algum tipo de exame, os equipamentos perdem o seu valor funcional. Em situações assim, a venda pode ser uma boa solução para não deixar que os itens continuem ocupando o espaço físico do local.
Entender como aumentar a vida útil dos equipamentos de radiologia é importante para otimizar custos e obter uma maior lucratividade para a clínica, sem que isso resulte em perdas para os pacientes. Com essa medida, todo mundo sai ganhando!
Siga se informando sobre o assunto e confira o nosso artigo que mostra quais são os benefícios de fazer o controle da qualidade em equipamentos de ultrassonografia!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL