Gestão Hospitalar

RADIOLOGIA PEDIÁTRICA: SAIBA QUAIS EQUIPAMENTOS DEVEM SER USADOS

É divulgado no meio médico que os bebês e as crianças menores de 4 anos são mais sensíveis aos efeitos da radiação. Isso acontece porque as células desses pacientes ainda estão se desenvolvendo rapidamente. Contudo, a idade não é impedimento para a realização do exame. Nesses casos, a recomendação é usar os equipamentos de proteção adequados em exames de radiologia pediátrica.

Neste post, você conhecerá a importância do uso da proteção radiológica infantil e entenderá a satisfação dos pais e familiares com a clínica que tem cuidado e atenção com suas crianças. Então, boa leitura!

Entenda os cuidados ao realizar exames radiológicos em bebês e crianças

As crianças pequenas e os bebês estão com o corpo em pleno desenvolvimento. Suas células se multiplicam de forma rápida. Um dos efeitos da radiação, que é bem conhecido, é a interferência nessa multiplicação ou ainda a produção de um defeito no DNA celular.

Com isso, os pais ficam inseguros quando levam seus filhos ao setor de radiodiagnóstico. Eles não têm conhecimento suficiente sobre o exame. Nesse momento, é importante que o profissional das técnicas radiológicas transmita segurança e domínio da situação.

De acordo com as leis que regem o setor de diagnóstico por imagem, toda a sala de exame deve ter equipamentos de proteção radiológica adulto e infantil. Os técnicos em radiologia devem operar os aparelhos de RX médico, odontológico e tomografia computadorizada com protocolos e doses menores para as crianças.

Conheça os equipamentos utilizados na radiologia pediátrica

Um técnico em radiologia que faz capacitações frequentes, principalmente na área de proteção radiológica, já terá conhecimento suficiente para tranquilizar os pais. Esse profissional também deve fornecer coletes de chumbo infantil, protetor de tireoide e protetor para as gônadas.

Além disso, se houver necessidade de contenção da criança, o acompanhante deve receber também a vestimenta plumbífera. Os principais equipamentos da radiologia pediátrica são:

  • Aventais de chumbo infantil;
  • Aventais de chumbo adulto;
  • Protetores abdominais;
  • Protetores para as gônadas dos tipos masculino e feminino;
  • Protetor de tireoide infantil;


Esses equipamentos devem ser colocados em cabides, de modo que não sejam dobrados. Além disso, as datas de validade devem ser verificadas. Já a limpeza dos equipamentos tem que ser realizada conforme a instrução do fabricante.

Saiba onde encontrar esses equipamentos

A qualidade e a procedência dos produtos adquiridos no setor de radiologia são de extrema importância para a garantia da segurança do paciente infantil e da família durante a realização dos exames.

Por isso, procure comprar os equipamentos de proteção radiológica em empresas que forneçam garantia de qualidade. Na Radcare você encontra os produtos que precisa para o setor de radiodiagnóstico e também treinamentos para os funcionários. Dessa forma, sua empresa se tornará referência em atendimento radiológico infantil.

Veja os desafios enfrentados pela radiologia pediátrica

A Radiologia Pediátrica é uma área que ainda é cerca de obstáculos. Primeiramente, é importante ter em mente que as crianças não entendem a situação muito bem. Dessa forma, elas podem se sentir confusas e instáveis em decorrência da mudança de ambiente.

Diante desse fato, é recomendado que os profissionais usem uniformes coloridos e deixem a sala mais convidativa e simpática, diferente do ambiente dos hospitais tradicionais. Outro desafio para o profissional de uma clínica de radiologia está na necessidade de se portar de maneira adequada para ganhar a simpatia e a confiança da criança. Só assim ela vai ficar mais calma e vai colaborar com o procedimento de exame.

Além disso, outro obstáculo se refere à dificuldade de se notar quando a criança está doente, de fato. Isso acontece, pois elas tendem a chorar, ficarem mais inquietas e procurar os pais, especialmente caso estejam sentindo dores. É aí que entra a importância de contar com o apoio dos pais.

Conheça os tipos de proteção que devem ser usados nos exames

O exame de radiologia é bastante perigoso para os pequenos, uma vez que o organismo deles ainda não está desenvolvido e é mais sensível diante da exposição de agentes radioativos ionizantes. Portanto, é necessário protegê-los e trazer a máxima segurança, a fim de evitar o surgimento de enfermidades no futuro, como o câncer.

Cada vez mais a atenção da comunidade médica está voltada para esse fato. Nesse sentido, surgiu a necessidade de proteção do corpo diante da exposição a radiação ionizante, decorrente da realização de exames de imagem, especialmente a TC (Tomografia Computadorizada).

Diante desse cenário, o médico e o técnico em radiologia devem investir em equipamentos de proteção adequados, tanto para ele quanto para as crianças que farão os exames — coletes confeccionados à base de chumbo, por exemplo. O objetivo é reduzir o tempo de exposição, garantir a segurança da atividade radiológica e garantir uma blindagem para que o conteúdo radioativo não seja capaz de atingir o corpo.

Saiba a importância da radiologia pediátrica

A radiologia pediátrica abrange vários tipos de exames, como a tomografia computadorizada, radiografia, ressonância magnética, raio-X, entre outros exemplos. Esse tipo de exame tem a capacidade de detectar a existência de deformidades e doenças no organismo das crianças.

É importante mencionar que a radiologia pediátrica precisa existir de maneira dissociada à radiologia tradicional, uma vez que o corpo das crianças é diferente dos adultos. Nesse sentido, os pequenos podem ser acometidos por doenças específicas, que somente aparecem nessa fase. Portanto, o uso de equipamentos especiais poderá trazer o diagnóstico estratégico.

Além disso, é importante considerar o fato de que o corpo dos recém-nascidos e crianças é formado por órgãos que ainda estão em formação e em fase de crescimento e que, portanto, precisam de cuidados especiais, com equipamentos específicos e adaptados para o exame no corpo desses jovens e detectar eventuais patologias.

Conforme as informações demonstradas no texto, você pôde perceber o quanto é importante investir em equipamentos de segurança e proteção no momento de submeter as crianças a exames de radiologia pediátrica.

Assim, além de fornecer imagens de alta qualidade, você terá o diferencial de que está promovendo a saúde e a tranquilidade de dos pequenos, tornando o procedimento mais confortável e menos traumatizante para os pacientes.

Então, o texto ajudou a entender um pouco mais sobre radiologia pediátrica? Aproveite o momento para entrar em contato conosco e conhecer mais sobre os serviços e produtos que podemos oferecer!

Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital

WhatsApp

(11) 99263-6705

(21) 97511-7501

Telefones

(11) 3136-0207 (São Paulo)

(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)

(91) 4040-4483 (Belém)

© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL