RADIOLOGIA DIGITAL E CONVENCIONAL: VANTAGENS E DESVANTAGENS
A radiologia ocupa um lugar de destaque na medicina atual. É uma ferramenta de apoio ao diagnóstico e tratamento de algumas condições clínicas. No entanto, o raio X convencional é o mesmo até hoje, e a inovação na área fica por conta da radiologia digital.
Assim, enquanto alguns hospitais e clínicas investem na modernização de seus equipamentos rumo à digitalização, outros permanecem utilizando a radiologia convencional. Mas, afinal, qual é a melhor opção?
Para ajudá-lo a responder essa pergunta, reunimos neste post as principais vantagens e desvantagens de cada método. Acompanhe!
Como funcionam a radiologia digital e convencional?
Na radiologia, tanto na convencional quanto na digital, a emissão de raios X e a forma como eles interagem com as diferentes matérias do corpo é responsável por gerar imagens da área radiografada.
No método convencional, isso acontece porque os raios X são absorvidos em diferentes quantidades por cada tipo de tecido humano. Desta forma os raios X atingem o filme radiográfico com intensidades distintas.
Já a radiologia digital se baseia no mesmo princípio, porém, a diferença está em como esses raios são capturados e processados para gerar a imagem, após atravessarem o corpo. O método digital dispensa o uso de filme, eliminando a etapa de revelação.
Nesse caso, placas de circuitos sensíveis à radiação capturam os raios X, gerando uma imagem digital que é transmitida ao computador na forma de sinais elétricos.
Quais as vantagens da radiologia digital e da convencional?
Embora os dois procedimentos tenham como base o mesmo princípio, as diferenças entre eles resultam em benefícios distintos, tanto para pacientes quanto para profissionais e clínicas. Confira!
Maior definição da imagem digital
Os exames digitais oferecem uma imagem muito mais detalhada, com nitidez e contraste, possibilitando ao médico um diagnóstico mais preciso e eficaz. Além disso, é possível tratar as imagens com o uso de um software específico. Ajustar o brilho, ampliações, conversões negativo/positivo e etc.
Agilidade no processamento digital
O processamento da imagem é muito mais veloz. É necessário apenas cerca de 5 segundos da captura da imagem até a exibição na tela. O método convencional leva, em média, de 10 a 15 minutos.
Ademais, as imagens ficam prontas na hora e os resultados são disponibilizados para os pacientes em um prazo muito menor.
Exigências de exposição menores com a digitalização
A radiologia digital exige quantidades muito menores de radiação para a realização de exames. Dessa forna, os pacientes recebem dose menor de radiação, aumentando a segurança do procedimento.
Armazenamento e acesso aos resultados
Graças ao armazenamento em nuvem, os resultados de exames digitais são facilmente enviados para médicos e pacientes. Eles podem acessar de forma remota — com a telemedicina —, e disponibilizados nos prontuários eletrônicos.
Preço dos equipamentos convencionais
Talvez a principal vantagem da radiologia convencional seja o valor dos equipamentos. Por isso, muitas clínicas e hospitais ainda optam por esse método em função do custo de implementação do serviço.
Maior facilidade para fazer a radiografia convencional
Outro ponto a favor da radiologia convencional é que ela requer menor capacitação técnica do operador. Basta posicionar corretamente a emissão do raio X, na quantidade e no tempo determinados.
Quais as desvantagens de cada uma?
Embora as vantagens da radiografia digital sobre o radiologia convencional sejam flagrantes, é preciso considerar também as desvantagens de cada método:
- Um dos maiores obstáculos para a informatização dos hospitais e a digitalização dos setores de radiologia em clínicas e hospitais é o alto custo dos equipamentos;
- Exames convencionais precisam ser constantemente repetidos, aumentando a exposição dos pacientes à radiação;
- O processo de revelação do filme radiográfico gera substâncias tóxicas que poluem o meio ambiente, além de ser demorado;
- A grande quantidade de filme que precisa ser guardada ou descartada também vai contra os princípios da sustentabilidade.
A diferença entre a radiologia digital e convencional se resume na forma como a imagem é produzida. No entanto, na prática, isso se traduz em inúmeras vantagens de um método sobre o outro, fazendo com que a radiologia digital seja a opção mais indicada.
As informações deste artigo foram relevantes para você? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber por e-mail mais conteúdos sobre o assunto!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL