Gestão Hospitalar

POR QUE FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES?

Investir na manutenção preventiva de equipamentos hospitalares é essencial para todas as clínicas, hospitais e consultórios médicos. Afinal, o bom funcionamento desses itens é o que garante a precisão na realização dos exames dos pacientes.

Um exame radiológico, por exemplo, só poderá produzir um laudo feito com qualidade se for realizado em equipamentos adequados. Em casos contrários, podem ser cometidos erros por conta da dificuldade de visualização das imagens, o que prejudica os pacientes, que poderão não receber o tratamento adequado para o seu real problema.

Para que você entenda mais sobre a necessidade de investir em manutenção preventiva de equipamentos hospitalares, listamos uma série de motivos que justificam esse trabalho. Confira a seguir!

Confiabilidade

Ter equipamentos que passaram por recente manutenção é uma garantia de segurança, tanto para os pacientes quanto para a clínica. Conforme já explicamos, os pacientes terão a certeza de que receberão os resultados de seus exames corretamente apurados, de modo que um bom tratamento será proposto para as suas questões de saúde.

As clínicas e os médicos, por sua vez, terão a segurança de não cometer negligências com os pacientes. Isso evita, por exemplo, processos por conta de erro ou falha médica.

Crescimento na eficiência

A manutenção do maquinário médico também possibilita que as instalações da clínica possam operar de forma mais eficiente. Isso porque, quando é realizado de forma proativa, esse trabalho pode ser feito de forma agendada.

A ideia é que o hospital não precise deixar de operar durante um determinado período por conta da manutenção de seus equipamentos, mas sim que faça rodízios para que cada dia um item passe pelas verificações.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Quando passam por manutenções periódicas, os equipamentos hospitalares também têm uma maior vida útil. Afinal, possíveis erros de funcionamento ou pequenos defeitos poderão ser identificados de prontidão e logo corrigidos.

Investir na manutenção, portanto, aumentará a vida útil dos equipamentos, que não precisarão ser substituídos em um curto espaço de tempo.

Redução de custos

A substituição de equipamentos gera custos muito elevados para a clínica ou hospital e o mesmo vale para os reparos de emergência, que têm valores mais altos do que as manutenções de rotina.

É por isso que investir nesse serviço fará com que o estabelecimento de saúde também tenha menos custos desse tipo, o que representa um aumento em sua lucratividade.

Segurança

Só quem trabalha com medicina e outras áreas da saúde sabe como qualquer erro pode ser fatal e até mesmo custar a vida dos pacientes. Por isso, investir na manutenção dos equipamentos hospitalares é tão relevante.

Com o maquinário verificado constantemente, é menos provável que algo estrague durante a execução de um procedimento com pacientes, por exemplo. Afinal, haverá uma redução de falhas e erros, o que gera mais segurança para a clínica.

Conseguiu entender o porquê da importância da manutenção preventiva de equipamentos hospitalares? Então não deixe de colocar tudo o que aprendeu em prática na sua clínica ou hospital.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar algo conosco, deixe um comentário, teremos prazer em ajudá-lo!

Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital

WhatsApp

(11) 99263-6705

(21) 97511-7501

Telefones

(11) 3136-0207 (São Paulo)

(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)

(91) 4040-4483 (Belém)

© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL