Gestão Hospitalar

LEASING E COMODATO DE EQUIPAMENTOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Hoje em dia, existem diferentes formas de investir em equipamentos para a sua clínica, e a compra não é mais o único (talvez nem o melhor) caminho. Novas possibilidades surgiram com o passar do tempo em forma de leasing de equipamentos e comodato de equipamentos. Entretanto, assim como qualquer investimento, essas modalidades também contam com vantagens e desvantagens.

O ideal para definir o que é melhor para a sua clínica é conhecer cada uma delas de forma mais detalhada. Assim, você pode analisar, com base na sua situação e suas preferências, a melhor maneira de otimizar os investimentos em equipamentos. Implantar um setor de radiologia, por exemplo, pode ser benéfico para ampliar os ramos de atuação do seu estabelecimento de saúde.

Se você deseja entender melhor essas opções, continue lendo. Preparamos um artigo especial com as vantagens e desvantagens de cada uma.

Conceito de leasing

Leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, representa uma forma de aluguel que pode se converter em compra. Assim, você pode alugar certo equipamento para a sua clínica por determinado período.

Ao final do contrato, você tem a opção de comprar o equipamento, com direito ao abatimento do valor que já foi pago como aluguel. De maneira prática, podemos considerar que se trata de uma modalidade semelhante ao financiamento, com suas ressalvas, é claro.

Conceito de comodato

Comodato funciona basicamente como um empréstimo. Trata-se de um contrato mediante o qual você pode utilizar o equipamento em questão por um tempo determinado, sem pagar nada por isso. Entretanto, existe uma obrigação de devolução do bem, ao final do contrato, nas mesmas condições que o recebeu. Isso significa que obrigações de conserto ou manutenção ficam por sua conta. Normalmente, o comodato se aplica a bens não fungíveis.

Diferenças entre leasing e comodato

Enquanto o leasing pode ser entendido como uma forma de financiamento, o comodato se assemelha mais ao aluguel. No leasing, você tem a intenção de que o equipamento seja seu no futuro e, por isso, o valor pago durante a locação pode ser deduzido de uma futura compra.

Quando você faz um acordo de leasing, é o locador que adquire o bem e o deixa com você. Após vencido o período, você tem a opção de devolver o bem, renovar o contrato ou simplesmente pagar o valor residual (já definido previamente) e comprá-lo.

Caso você opte por um acordo de comodato, o bem será devolvido ao final do contrato, você não tem a intenção de comprá-lo, apenas de utilizá-lo por um período pré-determinado. Embora você não precise pagar para utilizar o bem durante o tempo determinado, você precisa realizar todas as manutenções necessárias. É nessa modalidade que geralmente trabalham as geladeiras de cervejarias, por exemplo.

Leasing e comodatos na sua clínica

Como se pode ver, ambas as modalidades podem funcionar para a implantação de equipamentos em sua clínica. Você não precisa comprar a vista ou financiar um aparelho de radiologia, por exemplo.

Trabalhar nessas modalidades permite que você não precise de um investimento tão alto logo de início. Assim, você tem tempo para observar como as coisas se desenham no sentido de demanda para os exames em questão e ainda consegue algum retorno para reinvestir nesse setor.

Vantagens e desvantagens do leasing e comodato

Assim como qualquer forma de aquisição, o leasing e o comodato contam com algumas vantagens e desvantagens, que vamos elencar abaixo.

Vantagens

  • Quando você realiza uma dessas transações, você não paga IOF (Imposto sobre operações financeiras), como acontece no financiamento, por exemplo. Operações de leasing e comodato estão sujeitas somente ao ISS (imposto sobre serviço);
  • Seguindo essa linha de raciocínio, você também economiza com juros. Eles são bem menores no leasing e nem estão presentes no comodato. Algumas modalidades desse último modelo contam com cláusulas que demandam pagamentos, mas estes referem-se apenas a questões de depreciação;
  • Você pode simplesmente devolver o equipamento ao final do contrato e, posteriormente, substituir um contrato por outro mais novo. Isso impacta positivamente na sua clínica, já que determinadas máquinas têm um tempo de vida útil após o qual precisam ser substituídas. Trabalhar com esses tipos de contratos gera menor custo do que simplesmente comprar um equipamento e precisar trocá-lo periodicamente;
  • O valor de um contrato de leasing pode ser deduzido do Imposto de Renda, o que pode reduzir significativamente o valor a ser pago pela sua empresa;
  • Se considerarmos o índice de depreciação dos equipamentos pelo uso, você perde menos trabalhando dessa forma do que com equipamentos próprios.


Desvantagens

  • Embora os juros de leasing sejam menores, você não tem a vantagem de conseguir desconto sobre eles, caso decida pagar adiantado. Essa opção é possível, mas não representa nenhuma vantagem em termos de custos para a sua clínica;
  • Caso você descumpra o pagamento ou alguma cláusula do contrato, a única medida é a tomada do bem. Será bem mais difícil estabelecer algum acordo para pagamento, já que trata-se de um contrato que pode ser rescindido por não pagamento a qualquer tempo. Isso porque, quando você arrenda um bem, ele pertence à empresa de arrendamento até que o contrato termine. Portanto, ainda que você já tenha a intenção de comprá-lo ao final, ele é da empresa com a qual você estabeleceu o contrato até o final dele;
  • Quando a sua intenção é definitivamente ficar com o bem por um tempo determinado, o ideal é a locação. Assim, você está sujeito a menos impostos e encargos. O leasing e o comodato presumem uma possível intenção de ficar com o bem em definitivo ou, no mínimo, a ideia de renová-lo periodicamente sem que isso implique em grandes custos;
  • Dependendo do contrato realizado, você precisará submetê-lo a análise do advogado da clínica para determinar se há mesmo vantagem financeira em relação a ele. Isso significa mais burocracia e talvez custos adicionais.


Como se pode ver, muitas são as vantagens e desvantagens do leasing de equipamentos e comodato de equipamentos. Cabe a você analisar, de acordo com a sua realidade, qual a modalidade ideal para os equipamentos da sua clínica.

Se este post foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a outros similares.

Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital

WhatsApp

(11) 99263-6705

(21) 97511-7501

Telefones

(11) 3136-0207 (São Paulo)

(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)

(91) 4040-4483 (Belém)

© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL