Gestão Hospitalar

GESTÃO DE CLÍNICA MÉDICA: 4 ERROS PARA VOCÊ EVITAR E ALCANÇAR O SUCESSO

O simples fato de empreender no Brasil já é um tremendo desafio. No entanto, em função das excelentes possibilidades de lucros, muitas pessoas estão pensando em abrir as suas próprias empresas e é justamente por isso que você precisa aprender como ter sucesso na gestão de clínica médica.

Isso porque muitos profissionais da área podem até ser muito bem preparados tecnicamente — tendo ótima formação e grande experiência na função —, mas não sabem ou ainda não perceberam quais são as dificuldades do mercado quando se fala no gerenciamento do próprio negócio.

Se você se encontra nessa situação, este post é para você. Nele, listamos 4 erros de gestão que você não deve cometer para que sua clínica tenha sucesso. Confira!

1. Não investir em segurança do trabalho

Investir em segurança do trabalho não apenas é uma exigência da legislação brasileira, como também é uma forma de proteger os seus funcionários. Isso porque seu negócio lida diretamente com uma situação potencialmente perigosa, que é a exposição à radiação ionizante.

Tanto os colaboradores técnicos quanto os demais trabalhadores precisam ter as orientações adequadas quanto ao uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e ao manuseio correto dos equipamentos. Por isso, considere a elaboração de materiais descritivos e o investimento em cursos de treinamento.

2. Repetição desnecessária de exames

A repetição desnecessária de exames é um dos grandes erros que podem acontecer na gestão de clínica médica. Infelizmente, essa é uma prática relativamente comum nesse tipo de estabelecimento, mas é preciso ter em mente que isso pode causar perda de espaço na agenda e um desgaste muito maior nos equipamentos, ocasionando prejuízos.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante que a sua equipe técnica esteja devidamente habilitada e treinada para realizar o manuseio adequado dos aparelhos e para instruir corretamente os pacientes quanto ao seu posicionamento e demais orientações.

3. Não realizar as manutenções preventivas

Realizar as manutenções preventivas deve ser uma das principais metas da sua clínica radiológica, uma vez que os seus equipamentos possuem um custo bastante elevado de compra e, quando não estão conservados, não funcionam adequadamente e podem apresentar problemas com mais facilidade.

Esse tipo de situação pode gerar um marketing negativo para o seu negócio, visto que um paciente que não consiga agendar — ou realizar — um exame solicitado por conta de problemas no equipamento tende não apenas a procurar algum concorrente, como também pode fazer propaganda negativa para amigos, parentes e demais conhecidos.

4. Não cuidar da gestão financeira

É praticamente impossível ter sucesso na gestão de uma clínica médica se você não cuidar da gestão financeira da sua empresa. Por incrível que pareça, muitos empreendedores não fazem isso da maneira correta, sobretudo por focarem exclusivamente nos atendimentos e na satisfação dos clientes.

Isso não é propriamente um erro, mas a atenção deve estar voltada igualmente para todos os setores do negócio para que ele prospere como um todo.

Sendo assim, não deixe as contas da clínica em segundo plano e comece a fazer o fluxo de caixa com regularidade e, se possível, até diariamente. Outra dica importante é a de separar totalmente as contas pessoais das profissionais e utilizar um software de gestão ou outro programa para controlar as finanças do seu negócio.

5. Não fazer o controle de qualidade

Fazer o controle de qualidade dos processos, dos equipamentos e da gestão como um todo é um passo fundamental para o sucesso em uma clínica médica. Essa ação está intimamente ligada à realização de boas imagens, o que reduz a repetição desnecessária de exames, bem como falsos positivos ou negativos.

Além disso, o controle de qualidade ajuda a verificar a necessidade da manutenção preventiva e possibilita que os funcionários agendem os melhores dias e horas para que o técnico faça essa atividade. Isso minimiza os riscos de perder horários na agenda e reduz as perdas financeiras.

E agora, se sente mais preparado para ter sucesso na gestão de clínica médica? Gostou do conteúdo do post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também tomem conhecimento dessas dicas!

Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital

WhatsApp

(11) 99263-6705

(21) 97511-7501

Telefones

(11) 3136-0207 (São Paulo)

(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)

(91) 4040-4483 (Belém)

© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL