GESTÃO DE CLÍNICA HOSPITALAR: 3 PASSOS PARA TER BONS RESULTADOS!
A gestão de clínica hospitalar engloba uma série de fatores, que demandam atenção. Muitas vezes, pequenos deslizes em procedimentos simples do dia a dia, sejam eles médicos ou administrativos, podem colocar a perder todo o planejamento destinado ao negócio. Entretanto, realizar tal gestão está longe de ser uma missão impossível: basta ter em mente que alguns itens, como o atendimento aos pacientes, dependem de processos simples e fazem toda a diferença nos resultados.
Para manter a qualidade, é necessário estar sempre aberto a investir em novas tecnologias e deixar a manutenção de equipamentos em dia, de modo a evitar falhas no atendimento. O grande desafio, para alguns gestores, é encontrar o equilíbrio entre essas melhorias e a saúde financeira, que é outro fator de grande importância.
Se você se encontra nesse impasse, continue lendo. Listamos abaixo 3 dicas que vão ajudá-lo a otimizar a gestão da sua clínica.
1. Investir no treinamento dos profissionais
Para oferecer um atendimento padronizado e com qualidade, todos os colaboradores devem adequar-se a esse padrão. Como conseguir isso quando alguns nem conhecem de fato a visão e os valores do local onde trabalham? Por essa razão, investir em treinamento é fundamental. Quando toda a equipe trabalha em harmonia e segue as mesmas premissas, fica mais fácil oferecer o melhor aos pacientes.
Além disso, treinar as pessoas significa reduzir custos com erros e retrabalhos, uma vez que todos passam a saber exatamente o que é esperado. Os problemas relacionados a mal-entendidos e episódios de insatisfação são atenuados. Resumindo: sua clínica só tem a ganhar.
2. Ter um bom controle financeiro
Você conhece, de fato, o seu fluxo de caixa? Muitos gestores de clínicas acabam dedicando-se tanto à parte médica que se esquecem de cuidar também da parte administrativa. Não estamos dizendo que a conduta com os pacientes e os procedimentos, como exames e consultas, não sejam importantes.
Acontece que manter o controle financeiro da clínica é tão importante quanto oferecer qualidade em diagnósticos aos pacientes. Dessa forma, você saberá o quanto de recursos tem disponíveis e planejar melhor onde investi-los, de modo a otimizar ainda mais o seu atendimento.
3. Traçar ações para retenção de pacientes
Pacientes precisam sentir-se confortáveis em sua clínica. Para isso, é necessário oferecer-lhes um atendimento humanizado e empático. Se levarmos em conta que pessoas que frequentam uma clínica médica provavelmente estejam fragilizadas por questões de saúde, fazer com que se sintam acolhidas é fundamental.
Além das atitudes dos colaboradores, é importante criar um ambiente agradável, que começa na recepção. Televisão em volume baixo, revistas com temas descontraídos e até um espaço kids (caso haja atendimento para o público infantil) são bem-vindos. Nem precisamos falar também da qualidade dos serviços prestados.
Como se pode ver, a gestão de clínica hospitalar depende de pequenas atitudes no dia a dia. Investir em alternativas modernas e contratar serviços que prezam a segurança dos pacientes também entram no rol de atitudes que poderão fazer da sua clínica a preferida entre o público.
Se este post foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL