GERADOR DE GÁLIO-68: QUAIS OS TIPOS DE GERADORES E QUANDO USAR?
Você conhece os principais modelos do gerador de gálio-68? O gálio é um elemento químico, classificado como metal, que pode ser usado na fabricação de certos termômetros, ligas e circuitos. Conhecido hoje na medicina por alguns dos seus isótopos, ele é amplamente empregado em medicina nuclear, para certos diagnósticos.
Ele está presente em certos geradores utilizados para a realização de exames pontuais, que permitem um diagnóstico preciso de determinados quadros clínicos. Conhecer os principais modelos desses geradores é uma forma de utilizá-los corretamente, de acordo com a sua diretriz e necessidade.
Se você deseja entender como funcionam os principais modelos de gerador de gálio-68, continue lendo. Preparamos abaixo um artigo especial sobre o assunto.
Como surgiram os geradores de gálio-68?
O gálio (de símbolo Ga) é utilizado em alguns geradores, normalmente com um bom custo-benefício. Isso porque o gálio-68 tem uma vida relativamente curta, de 68 minutos e, quando produzido na hora, fica mais livre de contaminações. Para tal geração, é necessário separar os nuclídeos do elemento de outras substâncias. É a sua concentração que aumenta as atividades radioativas.
Os estudos sobre o gálio ganharam destaque na década de 50 e foram avançando com o passar do tempo, até chegar ao que temos hoje. Normalmente, sua administração está ligada a diagnósticos de tumores e outros exames de imagem, que permitem diagnósticos mais precisos.
Quais as vantagens do uso da substância?
Quando empregado em exames de imagem, o gálio é facilmente excretado pelo corpo humano, o que significa que ele não representa nenhuma ameaça ao organismo do paciente. Além disso, seu uso proporciona qualidade nos diagnósticos, que permite que tratamentos mais personalizados sejam desenvolvidos, obtendo assim maior eficácia.
Sua descoberta representa um avanço da medicina, uma vez que a difusão do uso das tomografias e outros exames de imagem permitiu o acesso a diagnósticos e tratamentos para mais pessoas, refletindo assim na qualidade de vida da população de modo geral.
Em que situações ele é utilizado?
Existem alguns exames específicos nos quais o gálio-68 costuma ser utilizado. Entre os principais, podemos citar abaixo.
PET/CT com PSMA
O exame PET/CT com PSMA é utilizado principalmente no diagnóstico do câncer de próstata. Estamos falando do quarto tipo de câncer que mais atinge a nossa população e, portanto, a precisão no diagnóstico é necessária. É por isso que se busca, cada vez mais, o uso de substâncias que possam potencializar a sua eficiência.
No Brasil, o marcador utilizado para tal exame é o Ga-68-PSMA-11 que, quando descoberto, foi um verdadeiro marco no que diz respeito a conduta terapêutica, já que, além do câncer de próstata, é capaz de identificar linfonodos e metástases também em outros tecidos do corpo do paciente. Tudo isso em um único estudo.
Indicações
Normalmente, esse exame é indicado em duas situações:
- Pacientes que obtiveram o diagnóstico recente de câncer de próstata e necessitam de um exame mais detalhado para mapear a doença;
- Recidiva bioquímica do tumor, presumida quando o paciente já passou por tratamento e obteve uma queda em seus níveis de PSA. Porém, algum tempo depois, em novo exame, observou que os índices se apresentavam altos novamente.
Preparação
Para garantir a precisão no diagnóstico, entretanto, o exame exige um nível de preparação do paciente. Sendo assim, nas 24 horas que o antecedem, é importante que o paciente não pratique atividades físicas de grande intensidade. Também é preciso estar em jejum há pelo menos 6 horas.
Medicamentos de uso contínuo não precisam ser interrompidos e é importante chegar ao local com relativa antecedência. Após administração do fármaco, o paciente deve aguardar entre 50 e 60 minutos para a realização do exame. Em alguns casos, aplica-se também um diurético para que a substância seja totalmente direcionada para a região da próstata.
Como funciona o gerador de gálio-68?
Um gerador de gálio-68 captura os elétrons de um nuclídeo Pai Ge-68, transformando-o em um nuclídeo filho Ga-68. Tal substância apresenta uma ligação covalente entre um ligante e um material de suporte. Materiais de óxido inorgânico inerte, como sílica-gel, polímeros e copolímeros orgânicos inertes, como a poliacrilonitrila podem ser considerados bons exemplos de materiais de suporte. A substância 1,2,3-tri-hidroxifeniltrietoxissilano pode ser considerada um exemplo de ligante.
Essa última é tratada com HCI a 0,05 a 0,5 M para eluir especificamente os íons de Ga-68 formados por decaimento radioativo do nuclídeo pai. Os íons aquosos são ligados por uma solução também aquosa de sais. Após esse processo, o resultado seria uma substância com teor de impurezas metálicas na casa entre 1 e 10 pbb de massa.
Este relatado acima é apenas um exemplo de gerador de gálio-68, podendo existir também outros similares no mercado. Na hora de adquirir o equipamento, é importante conhecer a fundo suas características técnicas, de modo a escolher aquele que melhor atende a demanda de trabalho da sua clínica ou setor hospitalar.
Como garantir segurança durante os procedimentos?
Uma preocupação muito comum e plausível atualmente diz respeito à segurança dos pacientes, especialmente quando pensamos em medicina nuclear e suas vertentes. É necessário investir em segurança dos equipamentos para evitar efeitos adversos, especialmente aqueles que provêm do mau uso da radiação.
Uma boa opção nesse sentido é terceirizar. Existem empresas especializadas em cuidar da sua segurança nesse sentido. Elas contam com serviços de manutenção e precaução, de modo que os potenciais problemas possam ser previstos e evitados. Assim, procedem com programas de qualidade, licenciamentos e enquadramentos legais, tudo para que você trabalhe com segurança e dentro da lei.
Adquirir um gerador de gálio-68 é questão de analisar as principais marcas e modelos existentes no mercado e mantê-lo demanda responsabilidade, no que diz respeito à proteção dos seus colaboradores e pacientes.
Se você está em busca desse tipo de solução, entre em contato conosco e conheça o trabalho da RadCare.
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL