FATURAMENTO, RECEITA E LUCRO: ENTENDA AS DIFERENÇAS NA SUA CLÍNICA
Você sabe qual é a diferença entre faturamento, receita e lucro? Embora todos esses conceitos estejam relacionados ao dinheiro na sua clínica, é importantíssimo entender as diferenças entre eles para realizar uma boa gestão. Ter total consciência da situação financeira do seu estabelecimento de saúde é fundamental para realizar um planejamento adequado.
Embora possa parecer algo difícil em um primeiro momento, manter esse controle depende de algumas atitudes simples do dia a dia. Na verdade, se essas questões não andam bem-claras para você, talvez algumas mudanças pontuais façam a diferença. E, para isso, é preciso, antes de mais nada, saber identificar custos e investimentos. Manter a qualidade dos equipamentos, por exemplo, é um investimento necessário.
Se você deseja entender melhor a relação entre faturamento, receita e lucro, continue lendo. Preparamos um artigo especial sobre o tema.
Faturamento
Trata-se da soma de todos os valores recebidos a partir da emissão de notas fiscais, notas de débito e recibos. Tal valor consiste estritamente nessa soma, sem que sejam debitados dela quaisquer impostos ou débitos.
Receita
É o mais abrangente dos três conceitos. É composto pela receita bruta (valor faturado sem descontar os impostos) e a receita líquida, que consiste nos valores já descontados os impostos. É como se estivéssemos falando do dinheiro que sobra para manter a clínica após o cumprimento das obrigações tributárias.
Lucro
Lucro é o dinheiro que sobra na clínica, após o pagamento de todos os impostos, colaboradores e fornecedores. Trata-se do valor que deverá ser distribuído entre os sócios ou utilizado para reinvestimentos.
Diferenças entre os conceitos
Como se pode ver, um valor alto de faturamento nem sempre significa que a sua clínica está trazendo lucro. Pode ser que o faturamento esteja alto, mas você tenha muitas obrigações a pagar, e isso esteja deixando quase nada de lucro. O ideal é que faturamento, a receita e o lucro estejam equilibrados.
Adequação na sua clínica
Se existe essa questão, como saber, então, se a situação financeira da sua clínica está adequada? Simples: trabalhe sempre tendo em mente a coerência. Faturamento e lucro precisam ser condizentes com os recebimentos. Você precisa fazer a seguinte análise: se o lucro é o valor faturado subtraído dos impostos e obrigações, todos esses valores precisam “bater”.
Além disso, nem sempre o valor total de lucro vai direto para seu caixa. Ele pode ser utilizado em outros investimentos ou mesmo retirado. É aí que o demonstrativo de fluxo de caixa pode se fazer necessário.
Controle e equilíbrio
Manter a saúde financeira da sua clínica é simples. Conhecer cada entrada e saída de valores e onde cada um está sendo empregado é uma forma de mensurar o que é investimento e o que é custo desnecessário. Na dúvida, priorize sempre aquilo que vai trazer algum retorno (ainda que a longo prazo) à sua clínica.
Entendeu a diferença entre faturamento, receita e lucro? Uma boa gestão financeira não consiste apenas em uma conta de adição e subtração: é preciso levar em conta os diversos fatores que envolvem capital e fluxo de caixa.
Gostou do post? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais.
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL