EQUIPE MULTIDISCIPLINAR SAÚDE: 4 ESTRATÉGIAS PARA UMA BOA GESTÃO
Ter uma equipe multidisciplinar saúde plenamente implantada é uma inovação que traz benefícios clínicos, humanísticos, gerenciais e econômicos. Isso se reflete na identificação precoce de problemas previsíveis, atuação de diversos profissionais e redução de custos.
No entanto, muitos gestores ainda não se atentaram para a importância da atuação profissional multidisciplinar. Com isso, delegam atividades para especialistas em outras linhas de cuidado ou restringem a área de assistência da instituição de saúde.
Por isso, se quiser entender mais sobre a importância da equipe multidisciplinar em saúde, não deixe de ler o post de hoje!
Afinal, o que é a equipe multiprofissional em saúde?
Trata-se de um conjunto de profissionais que atuam de forma complementar e interdisciplinar, para integralizar o cuidado clínico. Isso significa que os profissionais atuarão como uma equipe, para identificar os problemas da saúde e propor intervenções em comum acordo.
Os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar podem variar em diversidade e em número de indivíduos. Contudo, em geral, são formados por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas etc.
Dessa forma, a equipe multiprofissional analisa a situação clínica e farmacoterapêutica do paciente, identifica as causas das queixas e propõe medidas que são complementadas entre os profissionais.
Como otimizar a gestão da equipe multidisciplinar saúde?
Sabendo da importância de sua composição e as áreas de atuação, é fundamental definir alguns critérios para facilitar o trabalho em equipe e otimizar o tempo. Entenda mais sobre esse assunto a seguir.
1. Defina objetivos
O propósito de uma equipe multidisciplinar em saúde é prover cuidados integralizados ao paciente, por meio da identificação, avaliação, resolução ou prevenção de problemas clínicos e medicamentosos.
Diante disso, é fundamental estabelecer as responsabilidades de cada integrante, bem como sua carga horária que será proporcional à quantidade de atendimentos realizados ou conforme contrato estabelecido com o gestor.
2. Estabeleça prioridades clínicas
Nem sempre a assistência ao paciente demandará atividades de uma equipe multidisciplinar em saúde. Portanto, é interessante estabelecer prioridades clínicas que otimizarão esse percurso metodológico.
Sendo assim, é aconselhável optar por doentes que sejam polimedicados, com história clínica de comorbidades graves, aqueles com dificuldade para compreender as orientações médicas, dentre outros levantamentos feitos pela equipe em saúde.
3. Ofereça tecnologia de apoio
Os recursos tecnológicos vieram para agregar os atendimentos em saúde, na medida em que organiza os dados clínicos e medicamentosos dos pacientes. Além de resgatar o histórico desses indivíduos, em poucos minutos, e transmitir informações para outros profissionais.
Dessa forma, é imprescindível que a instituição de saúde mantenha um sistema informatizado, que atenda as todas as necessidades instituídas pela equipe de profissionais.
4. Determine as responsabilidades dos envolvidos
As atribuições dos profissionais clínicos são estabelecidas por seus conselhos de classe, mas no contexto de uma equipe integrada, é preciso considerar os limites de atuação de cada um.
Sendo assim, é fundamental que os gestores formalizem essas responsabilidades, bem como o fluxo de encaminhamentos para cada profissional.
Ter uma equipe multidisciplinar em saúde, atuando conforme as atribuições profissionais, traz melhor compreensão do estado clínico do paciente. O que aperfeiçoa as condutas, além de trazer maior acolhimento, fatores que não são observados quando essa composição é inexistente. Por isso, é fundamental formalizá-la, implantá-la e colher os frutos dessa decisão interdisciplinar.
Agora, que já compreendeu a importância da equipe multidisciplinar em saúde, não deixe de ler também: Telemedicina: quais erros não podem ser cometidos ao emitir laudos à distância?
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL