Gestão Hospitalar

ENTENDA COMO FUNCIONAM AS EMPRESAS DE TELERRADIOLOGIA

A tecnologia está cada vez mais presente nas clínicas e nos hospitais e facilita muito o dia a dia dos médicos, enfermeiros e de outros profissionais, com a implementação da informática. Com recursos tecnológicos, é possível ter prontuários armazenados em nuvem, fazer o agendamento de consultas e procedimentos online etc.

Entre as novas tendências de tecnologia na área da saúde, está a contratação de empresas de telerradiologia, para a emissão de laudos a distância. É sobre como essas organizações funcionam que falaremos neste post.

A seguir, vamos esclarecer as principais dúvidas que os gestores de clínicas e hospitais têm sobre o assunto. Acompanhe!

Como funcionam as empresas de telerradiologia?

As empresas de telerradiologia prestam o serviço de emissão de laudos radiológicos a distância. Dessa forma, utilizam um sofisticado software, pelo qual os médicos enviam as imagens coletadas nas clínicas e hospitais em que atuam.

Na empresa de telerradiologia, há médicos radiologistas especializados em diversas áreas, como ortopedia, pediatria, oncologia, medicina esportiva etc. Eles fazem a análise das imagens e emitem os laudos radiológicos, que são enviados novamente para o profissional solicitante.

Quais são as normas para exercer esse tipo de serviço?

Existem algumas normas que regulamentam o serviço de telerradiologia. Elas são impostas e fiscalizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e, antes de contratar esse serviço, deve-se verificar se todas as regras são cumpridas.

As regras que devem ser seguidas pelas empresas de telerradiologia são as seguintes:

  • Ter um médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem como responsável;
  • Ter autorização do paciente para envio de seus exames;
  • Ter sede em território brasileiro;
  • Ter áreas de atuação limitada, com um especialista para cada ramificação da medicina. Para laudar uma mamografia, deve-se ser especialista nessa área, por exemplo.


Quando uma clínica ou hospital podem contratar empresas de telerradiologia?

Recomenda-se a contratação de empresas de telerradiologia em diversas situações. Veja quais são as principais:

  • Quando os radiologistas da clínica ou hospital estão sobrecarregados;
  • Quando os radiologistas estão de férias e o estabelecimento não pode parar os serviços;
  • Quando se deseja agilizar os serviços de radiologia.


Quais são os benefícios de contratar uma empresa de telerradiologia?

Contratar uma empresa de telerradiologia para clínicas e hospitais faz com que diversos benefícios sejam gerados. Vamos falar brevemente sobre os principais deles!

Agilidade no atendimento

As empresas de telerradiologia são ágeis para fazer a emissão de laudos a distância. De tal modo, haverá agilidade no atendimento dos pacientes, que não precisarão esperar muito.

Diminuição de custos

A contratação de uma empresa de telemedicina é por demanda. Isso quer dizer que os pagamentos são feitos de acordo com a quantidade de exames laudados. Não é preciso pagar um valor fixo por mês.

Segurança na transmissão de dados

Os softwares de telerradiologia são muito seguros e contam com sistemas de criptografia que não deixam com que as informações e dados dos pacientes sejam acessados por terceiros.

O funcionamento das empresas de telerradiologia é simples e pouco burocrático. Trata-se de um serviço que contribui muito para a qualidade no atendimento e na economia para as clínicas e os hospitais.

Gostou deste artigo? Continue lendo sobre inovação e confira o nosso post com 5 tendências da tecnologia na área da saúde para você acompanhar.

Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital

WhatsApp

(11) 99263-6705

(21) 97511-7501

Telefones

(11) 3136-0207 (São Paulo)

(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)

(91) 4040-4483 (Belém)

© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL