ENTENDA COMO FUNCIONA O USO DA RADIAÇÃO NA MEDICINA
O uso de radiação na medicina tem diversas aplicações que vão desde o diagnóstico e acompanhamento da evolução de doenças por meio de exames específicos até o tratamento dessas condições clínicas.
No entanto, a utilização nas mais diferentes vertentes carece de atenção e cuidados tanto para aquele está recebendo a radiação quanto para o indivíduo que trabalha em ambientes com carga radiológica significativa. Quer saber mais sobre a utilização de radiação na medicina? Então não deixe de ler o post de hoje!
Aplicação da radiação na medicina diagnóstica
A radiação é utilizada tanto para diagnosticar condições clínicas quanto durante o acompanhamento e o tratamento de uma infinidade de transtornos, sendo uma excelente ferramenta para mensurar a efetividade e segurança das intervenções médicas.
Para obter essas informações, os médicos utilizam imagens radiográficas, tomografia computadorizada, fluoroscopia, substâncias radiativas, ultrassom ou ressonância magnética nucelar. Assim, é possível identificar tecnicamente uma cardiomegalia de uma insuficiência cardíaca congestiva e/ou também ver as diferenças entre o pneumotórax de uma efusão pleural.
De acordo com o objeto a ser investigado e com a capacitação do profissional, são identificadas algumas subespecialidades radiológicas diagnósticas, a saber: condições que afetam as mamas e suas adjacências (especialista na interpretação de exames de mamografia), transtornos cardiovasculares, emergências, eventos gastrointestinais etc.
Possibilidades da radiologia na terapêutica
O radiologista intervencionista atua na execução de procedimentos minimamente invasivos. São utilizadas técnicas para tratar doenças complexas que ofereçam menos riscos e sensações dolorosas que outras estratégias terapêuticas.
Um dos exemplos dessa atuação é a intervenção cardiovascular, que depende de conhecimentos do radiologista sobre as condições fisiopatológicas do doente e das ferramentas para excetuar a tarefa com precisão e segurança.
Outra área bastante difundia é a medicina nuclear, que, mediante o estudo dos radiofármacos, consegue tratar indivíduos com distúrbios metabólicos na tireoide ou aqueles com complicações hematológicas iminentes, tumores sólidos, entre outras adversidades.
Riscos de exposição radiológica
A radiação na medicina é uma estratégia bem-sucedida, desde que seja utilizada com controle e responsabilidade. No primeiro quesito, destaca-se a importância da obrigatoriedade de uso do dosímetro além da garantia de qualidade em radiologia.
Posteriormente, aborda-se a questão de conscientização de toda a equipe sobre a relevância de usar os equipamentos de proteção radiológica, seguir as recomendações preconizadas em casos de acidentes e sensibilizar os demais colaboradores.
Como esse um trabalho é complexo, muitas empresas contratam uma consultoria para atualizar os planos de proteção radiológica, promover treinamentos de funcionários e monitorar as atividades executadas. Assim, as empresas contratadas serão responsáveis por acompanhar todas as etapas relacionadas à exposição radiológica e proteção dos funcionários.
O uso da radiação na medicina permite novas abordagens para o diagnóstico e tratamento de doenças. No entanto, a utilização dessa ferramenta requer cuidados para evitar a exposição excessiva de produtos radiológicos aos pacientes, funcionários e demais profissionais que acompanham o processo. Por isso, caso a empresa não esteja atualizada nesse quesito, a contratação de uma consultoria pode ser uma alternativa interessante.
Agora que já entendeu a complexidade de utilizar a radiação na medicina, entre em contato conosco e obtenha mais detalhes sobre sua demanda!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL