ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE RADIOPROTEÇÃO PARA COLABORADORES
Embora a radiologia seja de extrema relevância para a medicina, não podemos ignorar os riscos no trabalho com radiações ionizantes. Daí a importância do treinamento de radioproteção para todos os profissionais envolvidos nas atividades de radiodiagnóstico.
Sabemos dos inúmeros benefícios do uso de raios X na saúde, porém, a depender da quantidade, da dose e da frequência da exposição, os efeitos biológicos podem causar danos. Assim, a Comissão Nacional de Energia Nuclear estabelece normas para a proteção do indivíduo, dos seus descendentes e do meio ambiente.
Nesse cenário, não é difícil presumir que uma das grandes preocupações envolve a proteção das pessoas expostas ocupacionalmente, dentre eles, os profissionais da área de saúde que atuam nas equipes de radiologia de clínicas e hospitais.
Por isso, neste post, vamos falar da importância do treinamento de radioproteção para colaboradores, tanto no sentido de autoproteção quanto no do melhor nível de qualidade no serviço prestado. Acompanhe!
O que é treinamento de radioproteção?
A radioproteção consiste em um conjunto de medidas que devem ser adotadas para proteger as pessoas e o meio ambiente dos possíveis efeitos da radiação ionizante. Assim, são preconizadas algumas normas de segurança no que diz respeito aos níveis de exposição a que são expostos os colaboradores atuantes em funções do setor.
Dessa maneira, o treinamento no assunto deve ser ministrado para todo o indivíduo que é ocupacionalmente exposto, como os profissionais envolvidos em atividades de radiodiagnóstico. Aqui estão incluídos aqueles que fazem uso de raios X no desempenho de suas funções em clínicas e hospitais, como médicos, tecnólogos e técnicos.
Qual o objetivo do treinamento em radioproteção?
O objetivo principal de um treinamento em radioproteção é preparar o profissional para lidar com a rotina de trabalho no setor, bem como com situações de emergência e exposições indevidas, garantindo a própria segurança e a de pacientes. Inclusive, grande parte dessas situações podem ser evitadas desde que os envolvidos recebam treinamento adequado.
Assim, um bom treinamento de radioproteção, como o oferecido pela RadCare, que visa atualizar e amplificar os conhecimentos, deve ser bastante abrangente. Ele deve englobar disciplinas como proteção radiológica, tanto em radiologia quanto em medicina nuclear, e atualização nas mais diversas técnicas, como fluoroscopia, tomografia computadorizada, mamografia, otimização em odontologia e mais.
Além disso, o treinamento inclui questões técnicas, como princípio de formação da imagem, controle de qualidade, procedimentos operacionais dos equipamentos, dosimetria, uso de EPIs — por pacientes, equipe e acompanhantes —, processamento radiográfico e dispositivos legais, entre outras.
Qual a importância da proteção radiológica?
A utilização de radiações ionizantes na saúde tem sido extremamente benéfica, pois possibilita o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de uma série de patologias, além de minimizar a necessidade de intervenções cirúrgicas.
No entanto, a exposição indevida representa riscos que podem variar conforme a dose e o tempo de exposição, bem como a parte do corpo que foi exposta. Os efeitos biológicos da radiação podem envolver desde alterações celulares e mutações genéticas até a morte celular.
As manifestações clínicas aparecem quando a quantidade e a frequência de radiação começam a desestabilizar o organismo, afetando o funcionamento dos órgãos e ocasionando sintomas e doenças, por exemplo, catarata e câncer.
Dessa forma, qualquer profissional da área precisa conhecer as normas e os limites de exposição, estando aptos a assegurar a proteção radiológica. Uma série de cuidados devem ser tomados a fim de garantir a segurança dos profissionais expostos, como minimizar o tempo de exposição e checar se a distância entre a blindagem, o material radioativo e a pessoa está correta.
Além dessas medidas, é preciso monitorar a exposição dos colaboradores, usar avisos de sinalização e adotar uma comunicação clara entre os profissionais e os pacientes.
Quais os benefícios de treinar a equipe de radiologia?
Diante dos riscos envolvidos, a segurança é a preocupação fundamental no exercício do trabalho com radiações ionizantes. Assim, a radioproteção envolve medidas de segurança física e do trabalho, sendo de suma importância para toda a equipe.
Além disso, é somente por meio do treinamento que os colaboradores podem renovar e amplificar seus conhecimentos, mantendo as melhores condições para o desempenho de suas funções com máxima qualidade.
Dessa forma, podemos destacar alguns dos principais benefícios do treinamento em radioproteção. Confira!
Atualização constante
Devido aos avanços tecnológicos e científicos, a medicina e os próprios equipamentos estão em frequente evolução. Assim como nas demais profissões da área de saúde, a atualização constante é essencial na radiologia.
Somente uma equipe atualizada é capaz de prover um bom serviço aos pacientes, garantindo que os procedimentos serão realizados de acordo com as melhores práticas de segurança em proteção radiológica.
Melhoramento técnico
Sem dúvidas, uma das condições para garantir a segurança e a prestação do melhor serviço é o conhecimento e a capacidade técnica do profissional.
Além de operar o equipamento da melhor maneira possível, o colaborador deve poder avaliar se ele está em plena capacidade de funcionamento ou apresenta qualquer falha. Além disso, precisa saber que medidas tomar em caso de problemas.
Também é necessário realizar a sensibilização quanto à redução das doses nos procedimentos, como no atendimento pediátrico.
Máxima qualidade na prestação do serviço
Para atingir um nível de serviço de excelência, o treinamento deve ir além da capacitação técnica. Além de estar apto tecnicamente, o profissional do setor de radiologia deve saber tirar dúvidas quanto à exposição.
Também deve ter conhecimento para orientar pacientes e técnicos quanto ao uso de EPIs de proteção radiológica e de dosímetro, bem como para conscientizá-los, informando sobre os riscos durante os exames.
Como vimos, a proteção radiológica é essencial ao trabalho da radiação ionizante em qualquer setor, inclusive na área da saúde, independentemente dos seus benefícios. Assim, é necessário garantir que os profissionais diretamente envolvidos nas atividades de radiologia sejam devidamente capacitados e atualizados no assunto.
O treinamento de radioproteção é responsável por assegurar a atualização constante da equipe, bem como seu melhoramento técnico e a máxima qualidade de seu serviço. Por isso, não deixe de oferecer esse tipo de curso na sua empresa, garantindo não só a segurança dos seus funcionários e pacientes, como a excelência do atendimento prestado.
Agora que você já sabe a importância de treinar e atualizar a sua equipe em radioproteção, entre em contato conosco e confira onde e como o treinamento pode ser feito.
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL