CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE: ENTENDA SUA IMPORTÂNCIA!
Você, que é gestor de clínica, sabe o quanto é difícil manter um empreendimento de sucesso, não é mesmo? Afinal, todos os dias se depara com problemas que elevam os custos da sua empresa ou é obrigado a gerenciar contratempos entre funcionários e/ou pacientes.
A boa notícia é que existem ferramentas que auxiliarão nessa árdua tarefa, como o controle estatístico da qualidade, que pode conquistar excelentes resultados.
Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura do artigo e perceba os benefícios que sua empresa terá com a implementação dessa estratégia.
Entenda o que é controle estatístico de qualidade (CEQ)
Para diferenciar seu estabelecimento dos demais, tenha foco na qualidade do serviço prestado. Ou seja, forneça excelentes exames e minimize falhas durante o processo e o resultado. Alguns aspectos são observados para garantir a qualidade, entre eles estão:
- desempenho: o exame atende à expectativa do solicitante?
- confiabilidade: ocorrem erros com relação a posicionamentos, parte anatômica radiografada, nome do paciente etc?
- correção: é possível alterar os erros no exame depois de sua realização?
- estética: como é o aspecto das imagens produzidas na clínica? O contraste e a nitidez estão bons? Os exames impressos em papel têm cores nítidas?
- reputação: os médicos solicitantes ficam satisfeitos com os resultados fornecidos pela sua clínica? Eles encaminham pacientes à sua empresa com frequência?
A aplicação da qualidade total no setor de radiodiagnóstico é essencial para quem deseja o certificado de acreditação (certificado na área da saúde equivalente ao ISO na área industrial). Com auxílio de algumas ferramentas (gráficos, análises dos processos e técnicas de amostragem), é possível evitar as variabilidades do serviço.
Saiba a importância do CEQ na clínica
No ramo da saúde, mais do que em qualquer outro, não existe margem para erros. Portanto, com a integração do CEQ, os resultados emitidos pela sua clínica serão impecáveis. Dessa forma, ela será uma referência no mercado e manterá as melhorias já conquistadas. Conheça um pouco mais dos benefícios obtidos no seu estabelecimento com a implantação do programa de qualidade.
Correção de falhas
Ao analisar os procedimentos realizados em toda área de trabalho, do início ao fim, será detectada qualquer imprecisão. De posse dos resultados, será elaborada uma estratégia para alinhar os defeitos e garantir que eles não voltem a acontecer.
Assim, haverá estabilidade no serviço e exames com diagnósticos precisos. Essa postura estimula os funcionários a trabalharem da forma correta, pois eles se sentem uma parte importante do processo. Além disso, conseguem perceber a influência deles no resultado.
Acompanhamento do histórico da clínica
Quando os dados da sua empresa são inseridos em tabelas e gráficos, há o fornecimento do histórico da organização. Verifique-os para acompanhar como está a “saúde” da clínica. Veja o caso a seguir e compreenda um pouco mais.
Em uma clínica de médio porte, são realizados exames radiográficos, mamografias e tomografias. Foram coletadas informações sobre as manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e também sobre as dificuldades que os técnicos encontram em operá-los.
Os dados foram transformados em um gráfico que apresenta a relação dos aparelhos com as imagens obtidas neles. Durante a análise dessa ferramenta, ficou claro que o funcionário tinha dificuldades em realizar os exames na época próxima à manutenção preventiva.
Por causa disso, a quantidade de repetições tornou-se maior e gerou um aumento nas manutenções corretivas. O gestor da clínica diminuiu o período entre as prevenções. Essa atitude melhorou o fluxo de atendimento e reduziu as correções no equipamento.
Prevenção de problemas
Todos os processos da clínica são bem definidos e analisados para que o resultado não seja menos que excelente. Essa constante avaliação detecta os pontos mais vulneráveis do atendimento. Ou seja, será possível prever os problemas e evitá-los.
Por exemplo: sempre surgem artefatos nas imagens radiográficas quando os cassetes do CR estão próximos da data de vencimento. Portanto, adote medidas antes do comprometimento dos exames.
Outra questão a ser observada é em relação às doses utilizadas para realizar as radiografias. Os técnicos bem treinados escolhem os protocolos adequados e fazem boas imagens com uma quantidade de radiação menor. Isso é imprescindível para a proteção radiológica e para o aumento da vida útil do equipamento.
Facilidade na tomada de decisão
Não é simples gerenciar uma empresa onde a reprodução e a exatidão dos resultados são obrigatoriamente impecáveis. Então, utilize ferramentas para ajudar na escolha da melhor estratégia a ser aplicada na clínica.
Não adianta copiar modelos de gestão de outros estabelecimentos, pois cada um tem suas particularidades. O ideal é contratar uma empresa de consultoria para avaliar e analisar os procedimentos realizados. Após, com o auxílio do CEP (controle estatístico de processos), as decisões serão mais acertadas.
O CEP tem o objetivo de inspecionar cada parte do processo com base em uma amostragem. Assim, é possível verificar falhas com origem especial que prejudicam a qualidade do produto.
Veja onde aplicar o CEP
O processo de uma empresa envolve fornecedores, insumos, funcionários, ambiente, equipamentos e clientes. Cada uma dessas partes será analisada separadamente. O CEP é um conjunto de ferramentas que envolvem gráficos, histogramas, folhas de controle, diagrama de detecção de defeitos e gráfico de causa e efeito.
A análise de desempenho dos elementos que compõem todo o procedimento para entregar um exame com diagnóstico perfeito é fundamental. Contudo, sabemos que é difícil gerenciar tudo sozinho.
Contrate um serviço terceirizado de controle de qualidade da imagem, faça um teste por, no mínimo, seis meses para entender como ele funciona e comece a perceber os benefícios gerados pelo programa.
O controle de processos é aplicado nas seguintes partes do procedimento:
- Manutenção dos aparelhos de Raio-X, mamografia e tomografia;
- Treinamento dos profissionais das técnicas radiológicas;
- Escolha de filmes e papéis para impressão das imagens;
- Proteção radiológica;
- Manutenção de cassetes e leitoras de CR;
- Manutenção e limpeza de processadoras;
- Atendimento da recepção.
Como você pôde perceber, é possível aumentar os lucros da sua clínica com a implementação do controle estatístico da qualidade. Esse programa vai auxiliar na percepção das falhas que ocorrem durante os processos de realização de exames.
Nós da Radcare estamos preparados para ajudá-lo na escolha das melhores estratégias para conquistar os exames perfeitos, na satisfação do paciente e do médico solicitante e na redução de custos para que sua clínica se torne uma referência no mercado.
Entre em contato conosco para conhecer nosso programa de controle de qualidade e entenda como implantá-lo em sua clínica. Aguardamos você!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL