CONTROLE DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA: QUAIS OS OBJETIVOS?
Sabemos que a prevenção do câncer de mama é essencial para a saúde da mulher. Nesse contexto, o controle de qualidade em mamografia é uma forma eficaz de garantir resultados mais precisos em um dos principais exames para a detecção de alterações mamárias.
Para tanto, é realizada uma série de testes que visa avaliar a qualidade dos parâmetros físicos e das imagens emitidas pelos equipamentos. Eles utilizam os critérios técnicos explicitados na Portaria 453/98 e no programa de qualidade em mamografia — conforme a portaria 2898/2013, estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Não seguir a legislação pode implicar em diagnósticos imprecisos ou até contendo erros. Isso também aumentaria a repetição de exames, o que representa mais custos, além da maior exposição dos pacientes à radiação ionizante.
Portanto, o controle de qualidade em mamografia é essencial a todo estabelecimento que oferece o exame. Para você entender melhor, listamos abaixo os principais benefícios que ele pode proporcionar quando bem realizado. Acompanhe!
Maior chance de detecção do câncer
Se o principal objetivo da mamografia é identificar alterações mamárias que possam sugerir a ocorrência de câncer, é importantíssimo garantir a precisão dos resultados. Levando-se em conta que a melhor forma de prevenir a doença é a detecção precoce de nódulos e lesões, um diagnóstico incorreto poderia acarretar grandes danos à paciente.
Daí vem a necessidade de contar com equipamentos que forneçam imagens de qualidade. Por outro lado, exames que dão margem a dúvidas na interpretação do resultado podem causar um grande estresse nas mulheres, além de gerar questionamentos quanto à qualidade dos serviços prestados.
O controle de qualidade em mamografia é focado na manutenção preventiva. Ele permite “cuidar” dos equipamentos para que os diagnósticos sejam condizentes com a realidade da paciente. É assim que a detecção do câncer de mama se torna mais fidedigna.
Imagens de alta resolução
Equipamentos modernos e em boas condições de funcionamento permitem a formação de imagens em alta resolução, imprescindíveis a uma mamografia. Se partirmos da premissa de que nem toda alteração mamária é necessariamente um câncer, a obtenção de boas imagens permite diagnósticos mais precisos e efetivos.
Então, o médico responsável pelo pedido poderá avaliar, com maior clareza, a necessidade da realização de exames complementares para concluir o diagnóstico. Além disso, as imagens detalhadas permitem uma avaliação da estrutura da mama da paciente, de modo a identificar possíveis problemas e particularidades que requeiram novos exames.
Já que os sistemas de imagem em medicina estão a cada dia mais modernos, nada melhor do que usar as ferramentas que temos à mão para garantir a precisão de uma mamografia.
Bons resultados diagnósticos
Os aparelhos que permitem a formação de imagens de qualidade também proporcionam bons resultados diagnósticos. Isso porque, na hora de laudar os exames, o médico responsável precisa receber materiais que realmente ofereçam uma boa visualização, já que a diferença entre um tecido mamário normal e outro doente pode ser muito tênue.
Além da competência e dos conhecimentos do profissional, as máquinas utilizadas na obtenção das imagens da paciente devem ter um desempenho eficiente e capaz de gerar imagens otimizadas.
O controle de qualidade permite avaliar o desempenho dos equipamentos. Os cuidados na hora de contratar e treinar profissionais (ou mesmo na contratação de um serviço de laudos a distância), por outro lado, serão responsáveis pela qualidade na interpretação das imagens.
Ambas as questões, em conjunto, definirão a qualidade dos diagnósticos emitidos por sua clínica. Lembre-se de que, quanto melhores forem eles, maiores serão as chances de que o estabelecimento se torne referência no mercado em que atua.
Diminuição da margem de erro
É claro que tudo na vida, independentemente do setor sobre o qual estamos falando, é passível de erros. Entretanto, quando o assunto é medicina, não podemos tratar dados incorretos como acontecimentos comuns.
Ao lidarmos com a vida e a saúde das pessoas, os cuidados devem ser redobrados para que falhas não aconteçam. O controle de qualidade em mamografia permite diminuir, em larga escala, a incidência de diagnósticos errôneos. Quando tratamos de questões delicadas, como a ocorrência de um câncer, tal medida toma proporções ainda maiores.
Um diagnóstico incorreto, independentemente de ser positivo ou negativo, é algo desastroso se levarmos em conta o fator psicológico da paciente. A não detecção da doença em sua fase inicial exclui a oportunidade de um tratamento precoce, o que diminui as chances de recuperação total.
Por outro lado, um falso positivo é capaz de causar grandes transtornos a famílias inteiras. É por isso que o melhor a se fazer é tomar medidas para garantir que a margem de erro seja a menor possível.
Bônus: a importância do controle de qualidade em mamografia
Pelas razões que citamos acima, o controle de qualidade em mamografia não deve ser tratado como algo opcional, mas sim como medida primordial para garantir o bom desempenho do setor em sua clínica.
Tal procedimento é rigorosamente amparado pela legislação, para assegurar que as imagens obtidas contenham informações adequadas ao diagnóstico. Os equipamentos precisam estar em dia, sendo que fazer essa avaliação é o principal caminho a ser seguido pelo programa de controle de qualidade.
Para implantá-lo, o ideal é observar bem quais são as leis ou premissas necessárias e cuidar para que todas elas sejam realmente colocadas em prática. Você precisa partir do princípio de que pior do que não oferecer a mamografia em sua clínica é realizar o exame sem as condições clínicas adequadas.
Entretanto, sabemos que nem todos os gestores de clínicas médicas detêm esse conhecimento a respeito das normas e legislações. Por isso, o melhor a ser feito para a implantação do controle de qualidade em mamografia em seu estabelecimento é contar com uma empresa especializada.
A RadCare disponibiliza uma consultoria completa. Nela, está incluída a implementação desse e de outros programas que visam garantir a qualidade de serviços e diagnósticos.
Contar com um bom controle de qualidade em mamografia na clínica é sinal de que você realmente deseja o melhor a seus pacientes. Lembre-se: um paciente saudável e satisfeito é a melhor propaganda para seu estabelecimento e a verdadeira razão de ser daqueles que escolhem a medicina como caminho profissional.
Se você entende a importância desse controle de qualidade, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores especializados. Será um prazer apresentar nosso trabalho!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL