CONHEÇA 4 ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR CUSTOS EM HOSPITAIS
Reduzir custos em hospitais sem comprometer a assistência é uma estratégia almejada por todos os gestores clínicos. Contudo, isso implica em aprofundar os conhecimentos em farmacoeconomia e gerenciamento de recursos clínicos.
Sendo assim, é fundamental que o gestor tenha controle da movimentação dos recursos utilizados, se mantenha atualizado sobre novas técnicas de custo efetivas e invista na capacitação contínua dos colaboradores.
Quer saber como reduzir custos em instituições de saúde? Então não perca as dicas a seguir!
1. Entenda o negócio em saúde
Apesar do clichê de que “a saúde não tem preço, mas tem custo”, é fundamental levar essa consideração para a gestão do hospital. Isso porque ao adotar essa filosofia o gestor buscará sempre por alternativas mais eficientes.
Ou seja, ao entender que o negócio em saúde deve visar primordialmente à minimização de custos e posteriormente a lucratividade, o gestor manterá o controle financeiro de sua instituição.
Por isso, é importante à incorporação e conscientização de ferramentas que viabilizem a redução dos gastos desnecessários, aliando a técnicas diagnósticas e terapêuticas mais efetivas.
2. Avalie a automatização dos processos
A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas e tem melhorado significativamente as atividades em todas as vertentes. Na saúde, os processos foram otimizados com a inserção da informatização via prontuário eletrônico, além das estratégias advindas da telemedicina.
Sendo assim, a automatização na rotina de uma instituição clínica por meio de implantação de software gerencial, agendamento online e equipamentos diagnósticos mais precisos e sensíveis tem revolucionado a medicina.
Ademais, tem proporcionado também a diminuição de custos na burocracia de volume de papéis e na redução de espaço destinado ao armazenamento de documentos — que agora é feito virtualmente na nuvem.
3. Opte pela terceirização dos serviços
Alguns serviços não relacionados à atividade-fim da instituição de saúde podem ser terceirizados para reduzir custos e aperfeiçoar a assistência clínica aos pacientes, como é o caso do setor de limpeza.
A terceirização proporciona isenção de responsabilidade em aspectos relacionados à contratação e acompanhamento de pessoal, aquisição de insumos e encargos trabalhistas.
Outras áreas exitosas, quando terceirizadas, são os serviços de nutrição e dietética, esterilização de materiais médicos, contratação de profissionais clínicos (como fisioterapeutas), médicos especialistas, dentre outros.
4. Investigue periodicamente os fornecedores
O cadastro de fornecedores é um ato ineficiente quando se pretende avaliar concomitantemente a idoneidade dessas instituições, sendo mais aconselhada a qualificação das empresas — que deve ser avaliada tanto nos quesitos gerenciais quanto específicos.
A solicitação da documentação comprobatória é um dos requisitos da qualificação, o que garante fornecedores idôneos e responsáveis pela entrega e integridade dos produtos médicos e farmacêuticos.
Além disso, o acompanhamento dos fornecedores quanto a sua atuação para a instituição de saúde diminuem as compras emergenciais, o que impacta significativamente na sustentabilidade financeira do solicitante.
Outro ponto desejável é que os gestores busquem constantemente novos fornecedores, para ter mais opções de insumos com um melhor custo-benefício.
Reduzir custos em hospitais é uma tarefa que exige organização, disciplina, conhecimento gerencial e clínico do negócio, avaliação de fornecedores, implantação de estratégias tecnológicas adequadas, treinamento de funcionários, dentre outras ferramentas que precisam ser constantemente analisadas. Sendo assim, o gerenciamento em saúde, apesar de desafiador, torna-se menos traumático.
E você, ainda tem dúvidas sobre gestão em saúde? Então não deixe de ler também nosso artigo sobre gestão de clínica hospitalar!
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL