Gestão Hospitalar

COMO OS INDICADORES PARA CLÍNICAS MÉDICAS INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÕES?

Os indicadores para clínicas médicas são imprescindíveis na hora de tomar decisões, pois servem como base para que as escolhas das ações que serão colocadas em práticas nesses estabelecimentos sejam mais acertadas.

Neste post, vamos falar sobre o papel dos indicadores para clínicas e também vamos demonstrar quais são os principais nesse segmento. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O papel dos indicadores para clínicas médicas na tomada de decisões

Os indicadores de desempenho são métricas que têm um papel fundamental nas clínicas e consultórios médicos. Por meio deles, os gestores desses estabelecimentos poderão compreender o que está dando certo e o que está dando errado, quais são os principais serviços que devem ser contratados, que investimentos devem ser feitos etc.

Por exemplo, ao analisar os indicadores de desempenho na clínica médica um gestor pode perceber que está tendo muitos gastos com os salários dos radiologistas ou que está com muito trabalho acumulado nesse setor. A partir do conhecimento dessas informações, é possível estudar a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada.

Nesse caso, a contratação de uma empresa que emite laudos à distância pode ser uma alternativa interessante para a solução da questão levantada. Porém, para chegar a essa conclusão é necessário analisar uma série de métricas.

Os principais indicadores que devem ser acompanhados nas clínicas médicas

Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) é um cálculo que visa verificar se os valores que a clínica investe estão trazendo retorno. Por meio dele é possível saber se a contratação de um serviço terceirizado de radiologia é vantajoso, por exemplo.

Tempo de espera para resultados de exames

Quando os pacientes fazem uma consulta com um médico e ele solicita exames de diagnóstico por imagem, espera-se que os resultados saiam o mais rápido possível. Afinal, deve ser logo proposto um tratamento para solucionar a queixa dessa pessoa.

Nesse caso, se o gestor da clínica perceber que há demora na emissão de laudos, pode buscar meios para agilizar esse processo, como contratar mais radiologistas ou terceirizar o serviço.

Satisfação dos pacientes

Outro indicador muito importante é a satisfação dos pacientes. A clínica pode fazer pesquisas por e-mail depois que os atendimentos forem finalizados, enviando um breve questionário. Se os índices de satisfação forem negativos, é interessante compreender o que está gerando esse descontentamento e buscar meios para reverter a situação.

Taxa de retorno

Além da satisfação dos pacientes também é importante mensurar a taxa de retorno. Esse número diz respeito à quantidade de pessoas que retornaram à clínica depois de uma primeira consulta. Se o número de abandonos for muito grande, significa que algo está errado.

Um dos fatores fundamentais para o sucesso de um empreendimento é não somente atrair clientes, mas também fidelizá-los. A pesquisa sugerida para checar a satisfação dos clientes também pode ajudar a encontrar os problemas relacionados a uma baixa taxa de retorno e, a partir disso, elucidar ações que podem ser tomadas para resolvê-la.

Agora você já sabe como os indicadores para clínicas médicas influenciam na tomada de decisões e quais são os principais que devem ser acompanhados. Coloque isso em prática e garanta decisões mais certeiras no estabelecimento de saúde que gerencia.

Outros conteúdos interessantes como este podem ser encontrados em nossas redes sociais. Não deixe de acompanhar e ficar sempre bem informado. Estamos no LinkedIn e no Facebook.

Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital

WhatsApp

(11) 99263-6705

(21) 97511-7501

Telefones

(11) 3136-0207 (São Paulo)

(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)

(91) 4040-4483 (Belém)

© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL