Gestão Hospitalar

ACREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO HOSPITALAR: CONHEÇA AS PRINCIPAIS!

A acreditação hospitalar é uma forma de comprovar a qualidade dos serviços do seu estabelecimento de saúde. Em um mercado tão competitivo como o que temos atualmente, os diferenciais necessários para se destacar vão além de um atendimento de qualidade e profissionais qualificados tecnicamente em suas funções.

Além disso, investir em acreditações e certificações também é uma forma de aprimorar a sua qualidade, visto que alguns quesitos precisarão ser cumpridos para que continuem vigentes. Dessa forma, você fica por dentro das exigências do mercado e trabalha sempre em prol de adequar-se a elas. Muito mais que um comprovante, esses documentos servem para estimular a busca pela qualidade.

Se você deseja entender melhor como funciona essa questão, acompanhe nosso post. Preparamos um especial com as principais acreditações e certificações hospitalares.

HIMSS — Healthcare Information and Management Systems Society

Sociedade de Sistemas de Gestão e Informação em Saúde, em tradução livre. Trata-se de uma certificação que está ligada à efetividade do uso de prontuário eletrônico. Os pré-requisitos para sua implantação envolvem uma análise da maturidade dos sistemas utilizados. O órgão emissor não tem fins lucrativos, visando exclusivamente otimizar o atendimento à saúde por meio da tecnologia da informação.

A melhoria de tais sistemas é um processo que envolve políticas públicas, acionistas, administradores, colaboradores e outros agentes, já que o desenvolvimento e a utilização de novos recursos tecnológicos depende também, em partes, da ação humana.

Dessa forma, seria possível chegarmos a um patamar idealizado, em que todas as pessoas, independentemente da sua localidade, teriam acesso a um atendimento de saúde ao mesmo tempo humanizado e informatizado.

Localizado em Illinois, Chicago, Estados Unidos, seus serviços se estendem a diversos locais da América do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e Reino Unido. Suas premissas se espalham por 630 organizações ao redor do mundo, como uma forma de padronização do aproveitamento tecnológico em prol de promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

ONA — Organização Nacional de Acreditação

Localizada em São Paulo, Brasil, estamos falando de uma instituição que visa analisar e certificar a qualidade dos serviços de saúde prestados pelos estabelecimentos do setor. A ONA também não tem fins lucrativos e visa avaliar a clínica ou hospital para emissão do certificado, ao mesmo tempo que tenta educar tais agentes para realizar melhorias significativas que os fariam dignos de tal documento.

A instituição que deseja ter acesso ao certificado pode solicitar a vistoria, por livre iniciativa. Uma vez conseguida, ela tem um prazo para expiração, após o qual uma nova análise será realizada para renovação do documento. Assim, não há espaço para comodismos: para continuar com o certificado válido, será necessário manter-se atualizado e empenhado em oferecer atendimento de qualidade.

Não há motivos para se preocupar com a segurança de dados, uma vez que todas as informações obtidas no processo de análise são sigilosas. A metodologia para conferir os pré-requisitos foi definida em 1999, tomando por base pesquisas de outros processos realizados no Canadá, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e alguns países da América Latina.

Estabelecimentos que contam com essa certificação normalmente se destacam por oferecer um serviço de qualidade e contar com profissionais alinhados com esse objetivo.

ISO

A ISO é, sem dúvidas, a maior rede mundial de órgãos certificadores de qualidade do mundo. Presente em 148 países, é representada no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e visa promover a qualidade de produtos e serviços em diversas áreas.

Quando falamos em estabelecimentos ligados à saúde, um certificado ISO pode se tornar um diferencial, que garante a real preocupação com a saúde e bem-estar de colaboradores e pacientes. Normalmente, as versões que se aplicam à área são o ISO 9001 e ISO 14001.

A certificação é feita com base em uma implementação de sistemas de gestão de qualidade, análise de riscos, auditoria, dentre outros procedimentos. Uma vez certificada, a empresa passará por avaliações periódicas, o que a “obriga” a não só manter, mas também buscar continuamente elevar os padrões de qualidade oferecidos.

Por ser tão conhecida, a certificação ISO é considerada uma espécie de garantia de qualidade na qual vale a pena investir.

OHSAS 18001

A OHSAS 18001 é uma certificação portuguesa que confere às empresas a garantia de atuar sempre tomando por base os princípios de saúde e segurança no trabalho. Dessa forma, realiza-se o controle de riscos a partir da identificação de possíveis perigos no ambiente de trabalho.

Se pensarmos que a área da saúde visa o bem-estar das pessoas, nada melhor que estender esses cuidados aos prestadores de serviço da categoria.

Dentre os procedimentos adotados para garantir tais diferenciais em termos de segurança, podemos destacar a eliminação de riscos existentes no ambiente, o trabalho motivacional com os colaboradores e a preferência por fornecedores e parceiros que também contam com a certificação. Há empresas, entretanto, que vêm substituindo essa certificação pelo ISO 45001.

Accreditation Canada

Trata-se de uma certificação canadense que visa promover um combinado entre qualidade, segurança e alta performance. Suas bases se fundamentam em três principais alicerces: medicina baseada em evidência, governança clínica e menos sobrecarga sobre os colaboradores.

Dessa forma, todo procedimento que não traz valor agregado deveria ser eliminado, dando lugar a outros mais efetivos em termos dessas premissas.

Por ser um certificado específico para a área da saúde, é importante levar em conta que o tempo de trabalho precisa ser racionalizado, a partir do aumento da produtividade e da redução de certas burocracias.

Quando se fala em combinar essas questões com a manutenção da qualidade do atendimento e tratamentos, não podemos apenas pensar em redução de tempo de espera: é necessário fundamentar meios para que tais processos interfiram apenas positivamente na qualidade.

Como se pode ver, existem diversas modalidades de certificação e acreditação hospitalar. Cada uma tem um enfoque e elas podem derivar de diversos países e regiões. Solicitá-las e adequar-se ao processo de análise para obtê-las é uma forma de elevar a qualidade dos seus serviços médicos. Além disso, um estabelecimento de saúde certificado “ganha mais”, seja pelo número maior de pacientes, seja pelos planos de saúde, que dão preferência a eles. Alguns até pagam mais pelos serviços.

Se você deseja alcançar esses padrões de qualidade, entre em contato e conheça nosso trabalho em segurança para processos radiológicos.

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