ACREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO HOSPITALAR: CONHEÇA AS PRINCIPAIS!
A certificação hospitalar é um título obtido pelos estabelecimentos que cumprem com excelência os serviços prestados no que tange à infraestrutura, tecnologias de diagnóstico e terapêutica, entre outros quesitos.
A acreditação hospitalar é um tipo de certificação que comprova a qualidade dos serviços do seu estabelecimento de saúde. Em um mercado tão competitivo como o que temos atualmente, os diferenciais necessários para se destacar vão além de um atendimento de qualidade e profissionais qualificados tecnicamente em suas funções.
Além disso, investir em acreditações e certificações também é uma forma de aprimorar a sua qualidade, tendo em vista que alguns parâmetros precisarão ser cumpridos para que continuem vigentes. Dessa forma, você fica por dentro das exigências do mercado e trabalha sempre em prol de se adequar a elas. Muito mais que um comprovante, esses documentos servem para estimular a busca pela qualidade.
Por isso, se você deseja entender melhor como funciona a certificação hospitalar e suas particularidades, acompanhe nosso post. Preparamos um material especial, com as principais acreditações e certificações hospitalares. Boa leitura!
Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)
Sociedade de Sistemas de Gestão e Informação em Saúde, em tradução livre. Trata-se de uma certificação que está ligada à efetividade do uso de prontuário eletrônico, plataforma que integra as informações do paciente, bem como garante a rastreabilidade das ações executadas.
Os pré-requisitos para sua implantação envolvem uma análise da maturidade dos sistemas utilizados. O órgão emissor não tem fins lucrativos, visando exclusivamente otimizar o atendimento à saúde por meio da tecnologia da informação.
A melhoria de tais sistemas é um processo que envolve políticas públicas, acionistas, administradores, colaboradores e outros agentes, já que o desenvolvimento e a utilização de novos recursos tecnológicos dependem também, em parte, da ação humana.
Dessa forma, seria possível chegarmos a um patamar idealizado, em que todas as pessoas, independentemente da sua localidade, teriam acesso a um atendimento de saúde ao mesmo tempo humanizado e informatizado.
Localizado em Illinois, Chicago, Estados Unidos, seus serviços se estendem a diversos locais da América do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e Reino Unido. Suas premissas se espalham por 630 organizações ao redor do mundo, como uma forma de padronização do aproveitamento tecnológico em prol de promover a saúde e o bem-estar das pessoas.
Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Localizada em São Paulo, Brasil, estamos falando de uma instituição que visa analisar e certificar a qualidade dos serviços de saúde prestados pelos estabelecimentos do setor. A ONA também não tem fins lucrativos e visa avaliar a clínica ou hospital para emissão do certificado, ao mesmo tempo que tenta educar tais agentes para realizar melhorias significativas que os fariam dignos de tal documento.
A instituição que deseja ter acesso à certificação hospitalar emitida pela ONA pode solicitar a vistoria por livre iniciativa. Uma vez conseguida, ela tem um prazo para expiração, após o qual uma nova análise será realizada para renovação do documento. Assim, não há espaço para comodismos: para continuar com o certificado válido será necessário se manter atualizado e empenhado em oferecer atendimento de qualidade.
Não há motivos para se preocupar com a segurança de dados, uma vez que todas as informações obtidas no processo de análise são sigilosas. A metodologia para conferir os pré-requisitos foi definida em 1999, tomando por base pesquisas de outros processos realizados no Canadá, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e alguns países da América Latina.
Estabelecimentos que contam com essa certificação, que varia em 3 níveis (certificado, certificação plena e certificação com excelência), normalmente se destacam por oferecer um serviço de qualidade e contar com profissionais alinhados com esse objetivo.
Normalmente, essa titulação é divulgada pelos gestores para os profissionais de saúde a fim de demonstrar a eficiência das rotinas realizadas, a atualização dos procedimentos de forma a transparecer uma imagem de empresa idônea e responsável.
ISO
A ISO é, sem dúvidas, a maior rede mundial de órgãos certificadores de qualidade do mundo. Presente em 148 países, é representada no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e visa promover a qualidade de produtos e serviços em diversas áreas.
Quando falamos em estabelecimentos ligados à saúde, um certificado ISO pode se tornar um diferencial, que garante a real preocupação com a saúde e bem-estar de colaboradores e pacientes. Normalmente, as versões que se aplicam à área são a ISO 9001 e ISO 14001.
A ISO 9001 refere-se ao sistema de gestão da qualidade (SGQ) para orientar o gestor a identificar as não conformidades, elaborar plano de ação e saná-las de forma eficiente para a organização hospitalar.
A ISO 14001 tem como objetivo viabilizar um sistema de gestão ambiental, preconizando uma estrutura para proteção do ambiente em face dos resíduos gerados e das práticas desempenhadas pelos colaboradores.
A certificação é feita com base em uma implementação de sistemas de gestão de qualidade, análise de riscos, auditoria, entre outros procedimentos. Uma vez certificada, a empresa passará por avaliações periódicas, o que a “obriga” a não só manter, mas também buscar continuamente elevar os padrões de qualidade oferecidos.
Por ser tão conhecida, a certificação ISO é considerada uma espécie de garantia de qualidade na qual vale a pena investir, pois serve como parâmetro para que as operadoras de planos de saúde e profissionais clínicos decidam formalizar contratos com empresas que já obtiveram esse certificado.
OHSAS 18001
A OHSAS 18001 é uma certificação portuguesa que confere às empresas a garantia de atuarem sempre tomando por base os princípios de saúde e segurança no trabalho. Dessa forma, realiza-se o controle de riscos a partir da identificação de possíveis perigos no ambiente de trabalho.
Se pensarmos que a área da saúde visa ao bem-estar das pessoas, nada melhor que estender esses cuidados aos prestadores de serviço da categoria. Isso reflete também na cultura organizacional da empresa e na valorização da saúde do colaborador.
Entre os procedimentos adotados para garantir tais diferenciais em termos de segurança, podemos destacar a eliminação de riscos existentes no ambiente, o trabalho motivacional com os colaboradores e a preferência por fornecedores e parceiros que também contam com a certificação. Há empresas, entretanto, que vêm substituindo essa certificação pelo ISO 45001.
Accreditation Canada
Trata-se de uma certificação canadense que visa promover um combinado entre qualidade, segurança e alta performance. Suas bases se fundamentam em 3 principais alicerces: medicina baseada em evidência, governança clínica e menos sobrecarga sobre os colaboradores.
A medicina baseada em evidência constitui um corpo de conhecimentos que foram avaliados quanto à qualidade metodológica de suas informações a partir de compêndios científicos, e direcionam a tomada de decisão embasada em critérios fortemente estabelecidos.
A governança clínica parte do principio da otimização dos recursos financeiros disponíveis mediante estudos econômicos que conferem benefício ou redução de complicações ao paciente.
O último alicerce diz respeito à redução da sobrecarga dos funcionários. Dessa forma, todo procedimento executado que não traz valor agregado ou expõe desnecessariamente o colaborador deveria ser eliminado, dando lugar a outros mais efetivos em termos dessas premissas.
Por ser um certificado específico para a área da saúde, é importante levar em conta que o tempo de trabalho precisa ser racionalizado a partir do aumento da produtividade e da redução de certas burocracias.
Quando se fala em combinar essas questões com a manutenção da qualidade do atendimento e tratamentos, não podemos apenas pensar em redução de tempo de espera: é necessário fundamentar meios para que tais processos interfiram apenas positivamente na qualidade.
Joint Commission International (JCI)
A missão da JCI é validar práticas de assistência executadas nos ambientes clínicos que prezam pela segurança e qualidade de cuidados ao paciente, além de fomentar a publicação de documentos técnicos sobre a temática.
Nesse contexto, estabelecem padrões diretamente ligados ao paciente e aqueles que são exigidos dentro das boas práticas institucionais de saúde, visando todos os fatores que influenciam na assistência.
Em relação aos requisitos centrados no paciente, são avaliadas metas internacionais de segurança do paciente, critérios específicos de análise e cuidados dos doentes`, bem como administração de medicamentos e assistência à cirurgia e anestesia racional.
Sobre os padrões de gestão, avaliam-se as melhorias relacionadas à prevenção e controle das infecções nosocomiais, qualificação da equipe administrativa e gestão segura e rastreável das informações obtidas nesses ambientes.
National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO)
Em termos de certificação hospitalar, o título obtido pela NIAHO não difere muito das organizações já citadas, pois enfoca também na segurança do paciente e na gestão racional dos estabelecimentos hospitalares.
Porém, seu diferencial é direcionar para os resultados obtidos pelo hospital, observando a diferença de dados clínicos, humanísticos e gerenciais durante o período de realização da pesquisa.
A NIAHO, que em tradução livre significa Acreditação Internacional Integrada para Organizações de Saúde, não tem representação no Brasil, sendo realizada por profissionais americanos mediante solicitação.
Para os processos de certificação hospitalar, como se pode ver, existem diversas modalidades e objetivos sumários de cada organização. Isso é devido ao enfoque de cada uma e porque elas podem derivar de diversos países e regiões, que preconizam por medidas hospitalares diferenciados conforme a realidade apresentada.
Para tanto é importante enviar um comunicado às entidades manifestando o interesse pela auditoria e se adequar ao processo de análise para obter o certificado como forma de elevar a qualidade dos seus serviços médicos. Além disso, um estabelecimento de saúde certificado “ganha mais”, seja pelo número maior de pacientes, seja pelos planos de saúde, que dão preferência a eles. Alguns até pagam mais pelos serviços.
Se você deseja alcançar esses padrões de qualidade, entre em contato e conheça nosso trabalho em segurança para processos radiológicos.
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL