QUAL A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA SEGURANÇA DOS DADOS DO PACIENTE?
Com os recentes avanços modificando a forma que trabalhamos, inclusive na área de saúde, a tecnologia pode garantir ainda mais a segurança dos dados do paciente.
A digitalização permite maior agilidade, praticidade e economia aos processos quem envolvem o uso de informações de pacientes. Assim, investir em tecnologia para garantir a segurança desse grande volume de dados deve ser parte do orçamento básico de clínicas e hospitais.
No post de hoje falamos um pouco mais sobre e esse assunto, esclarecendo sobre as vantagens e os cuidados que devem ser tomados. Confira!
Qual a importância da tecnologia no armazenamento de dados de pacientes?
A digitalização tem um impacto enorme, tanto na rotina de afazeres dos profissionais, quanto nos processos operacionais da clínica. Da economia de recursos à agilidade dos processos, a transformação digital garante maior segurança, mais eficiência e reduz a burocracia na gestão de clínicas.
Agilidade no processo
Ao eliminar a papelada, todo o processo ganha agilidade, afinal é muito mais rápido buscar informações em prontuários eletrônicos do que em fichas médicas impressas e arquivadas fisicamente.
Além disso, as informações são atualizadas e sincronizadas em tempo real, possibilitando ao médico acessá-las remotamente, viabilizando a telemedicina. A facilidade de acesso aos dados do paciente, a resultados de exame, ao histórico clínico, às medicações utilizadas e outros garante um atendimento mais rápido, garantindo diagnósticos mais precisos e ágeis.
Mais simplicidade
É muito mais fácil localizar as informações, bem como compartilhá-las com o restante da equipe. Além disso, o processo é muito mais simples do que o preenchimento manual de fichas e prontuários, eliminando a necessidade de repetir informações diversas vezes em papeladas diferentes.
Tudo fica armazenado em um único banco de dados que pode ser integrado com outros sistemas de gestão — agenda de consultas, resultados de exames, controle financeiro, documentação para planos de saúde etc.
Maior segurança
Além de ser possível restringir o acesso aos documentos mediante a proteção por senha e criptografia, os arquivos eletrônicos não estão sujeitos a uma série de riscos aos quais documentos em papéis são expostos.
Dentre eles, podemos citar a deterioração da impressão, perda, extravio, roubo e danos por acidentes naturais, como incêndios e inundações.
Capacidade ilimitada de armazenamento
Por fim, o armazenamento em nuvem resolve a questão do espaço físico. Arquivos em papel ocupam muito espaço e muitas vezes exigem condições ideias de conservação, como controle de temperatura e umidade do ambiente.
Além disso, os processos de arquivamento tomam tempo dos funcionários, que então podem se dedicar a tarefas mais estratégicas.
Como garantir a segurança dos dados do paciente?
Agora que você está convencido que a informatização pode melhorar a gestão de documentos, garantindo a segurança dos dados do paciente, você deve estar se perguntando quais cuidados deve tomar, certo?
Determine restrições de acesso
Um bom sistema de gestão de dados deve permitir que você determine diferentes níveis de acesso de acordo com o usuário. Além de exigir login e senha, é possível conceder privilégios diferentes para cada usuário, ou grupo de usuários.
Assim, determinadas informações confidenciais podem ser protegidas da grande maioria de funcionários. Além disso, de acordo com a hierarquia e função, é possível não só restringir o tipo de informação que pode ser acessada, bem como as possibilidades de ação — consulta, edição, exclusão, impressão, envio etc.
Treine a equipe
Outro ponto importante é capacitar a sua equipe a operar o software utilizado. Para extrair o máximo de benefícios da ferramenta, é necessário que os usuários saibam utilizá-la corretamente. Por isso, ao apostar em uma inovação para o seu consultório, não se esqueça de investir também em treinamento.
Faça backups regularmente
Mesmo com o armazenamento em nuvem, o backup de qualquer software é fundamental. Por isso, é bom deixar alguém encarregado de realizar essa tarefa com certa periodicidade para garantir que nenhuma informação seja perdida caso ocorra algum problema.
Como vimos, o emprego da tecnologia é de suma importância para segurança dos dados do paciente, especialmente quando a informação é um dos maiores ativos da empresa, como no caso das clínicas médicas.
Gostou deste artigo? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn.
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL