Gestão Hospitalar

5 TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE PARA VOCÊ ACOMPANHAR

Inúmeras ferramentas tecnológicas estão sendo empregadas em diversos setores, oferecendo mais rapidez, eficiência e qualidade aos serviços. Por isso, a tecnologia na área da saúde aparece como uma grande tendência para os próximos anos.

Inclusive, muitas inovações já começam a fazer parte da rotina dos médicos, favorecendo diagnósticos e tratamentos mais precisos. Separamos uma lista com 5 tecnologias para você ficar de olho. Acompanhe!

1. Software de gestão integrada

Começamos com a tecnologia na área da saúde que já desponta como uma das mais promissoras. Um software de gestão integrada é um sistema que agrega os processos e funções essenciais para o controle administrativo e financeiro do negócio.

Nele ficam armazenadas todas as informações dos pacientes, como o prontuário eletrônico e a agenda de consultas. Desta forma, a gestão do consultório ou clínica pode ser simplificada e mais eficiente, proporcionando um atendimento de mais qualidade.

2. Telemedicina

Outra tecnologia que tem se destacado na área da saúde é a telemedicina. Na verdade, trata-se de um conjunto de ferramentas que utilizam tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação e a troca de informações à distância.

A maior vantagem da telemedicina é a sua variedade de aplicações. Ela pode ser usada para a obtenção de laudos médicos remotos, a educação continuada e a consulta a especialistas em outras áreas. Dessa forma, permite aumentar o acesso do público aos serviços de saúde, mesmo em áreas periféricas.

Entre as especialidades da telemedicina se destaca a telerradiologia. Esse tipo de serviço viabiliza o diagnóstico à distância por meio de um exame radiológico, com rapidez e sem a necessidade de um radiologista no local em que é feito o teste.

O laudo é enviado para um conjunto de especialistas, que farão a análise do resultado em uma central de atendimento. Com isso, o custo é reduzido para as instituições de saúde.

3. Wearables

Você já deve ter visto alguns smartwatches e pulseiras digitais famosos por reunir muitas funções em um mesmo aparelho. Pois é, eles são exemplos de wearables (traduzidos, literalmente, como vestíveis, em português). Mas podem ser qualquer dispositivo capaz de interagir de maneira dinâmica com o organismo das pessoas, coletando e transmitindo informações.

Esses aparelhos funcionam por meio de uma tecnologia chamada Internet das Coisas (IoT), que conecta qualquer dispositivo à internet. Eles são capazes de captar batimentos cardíacos, perda de calorias, índice glicêmico e outros indicadores que permitem acompanhar o estado de um paciente. Assim, essa tecnologia na área da saúde pode ser usada para oferecer dados mais completos e precisos aos profissionais.

4. Impressão em 3D

Já faz algum tempo que as impressoras 3D vêm sendo usadas para a fabricação de pequenos objetos. No entanto, máquinas cada vez mais modernas estão sendo criadas, permitindo a impressão de estruturas mais complexas. Acredita-se que elas podem evoluir ao ponto de reproduzirem órgãos completos para serem usados em transplantes.

Enquanto isso não é realidade, a impressão 3D já funciona para a construção de réplicas muito próximas das estruturas do corpo humano(próteses). Esses modelos são usados para a simulação de procedimentos cirúrgicos, viabilizando tanto o desenvolvimento e o aprimoramento de técnicas quanto o ensino delas em hospitais e universidades.

5. Armazenamento em nuvem

As informações geradas e coletadas pelas tecnologias descritas acima podem ser armazenadas em nuvem. Ou seja, elas não ficam guardadas em servidores físicos, e sim em ambientes totalmente digitais. Isso representa mais segurança, possibilidade de acesso remoto e maior capacidade de armazenamento.

A verdade é que nenhuma das tecnologias utilizadas hoje seriam viáveis sem a utilização da computação em nuvem (cloud computing). Afinal, seriam necessários muitos processadores para lidar com tantas informações simultaneamente. E a tendência é que ela continue se desenvolvendo, permitindo a criação de outros avanços.

Enfim, o uso da tecnologia na área da saúde tem potencial para ir mais além. É fundamental entender o funcionamento dessas ferramentas, uma vez que elas podem ser usadas para melhorar a eficiência dos procedimentos médicos e proporcionar um atendimento de mais qualidade.

E você, qual tecnologia na área da saúde acredita que deve despontar nos próximos anos? Como essas ferramentas podem ser úteis para o seu dia a dia? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital

WhatsApp

(11) 99263-6705

(21) 97511-7501

Telefones

(11) 3136-0207 (São Paulo)

(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)

(91) 4040-4483 (Belém)

© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL